O Brasil subiu no lugar mais alto do pódio mais uma vez no wrestling. Depois da conquista de Giullia Penalber na quinta-feira (2), foi a vez de Lais Nunes, no estilo livre e categoria até 62kg, levar o ouro nesta sexta-feira (3). Ela superou a cubana Maria Santana, finalizando o combate em menos de um minuto e meio.
A curiosidade do título pan-americano deste ano foi que o ouro veio logo no dia do seu aniversário. Laís conquistou sua segunda medalha na história dos Jogos — havia ficado com o bronze em Lima, em 2019.
— Primeira vez que isso acontece na minha vida de atleta. Acho que não foi por acaso e eu mesma tive que me presentear com essa medalha de ouro. Eu entrei muito, muito concentrada nessa luta. Passei por uma chave muito difícil, e como tinha chegada até o final, fui com tudo, dei tudo de mim para conquistar a medalha.
Depois do ouro de Laís, o país conquistou a prata com Joilson Junior, da greco-romana, categoria até 77kg. Ele foi derrotado na decisão pelo norte-americano Kamal Bey. O brasileiro abriu 5 a 0, mas sofreu a virada e logo depois foi finalizado — terminando com o segundo lugar.
— Estou feliz por representar meu país, e por ganhar a medalha, já que no Pan de Lima não medalhei. Feliz, sim, mas não satisfeito, porque queria o ouro, claro. Mas vou treinar e me empenhar ainda mais — disse o brasileiro.