O São José está próximo do melhor momento da sua história. As duas próximas decisões da Série C vão determinar o futuro do clube da zona norte de Porto Alegre. O objetivo é mudar o patamar da equipe e disputar o Brasileirão Série B de 2024. Para que isso aconteça, o Zeca vai precisar levar a melhor sobre o Operário-PR, neste domingo (1º), às 16h, no Estádio Francisco Novelleto, quando o bairro Passo D’Areia promete pulsar.
O duelo contra o time do interior paranaense é válido pela quinta rodada do Grupo B da Série C. Como o São Bernardo, outro adversário pelo acesso, venceu o Brusque no sábado (30), o São José entrará em campo sabendo que apenas a vitória será suficiente para deixá-lo em boas condições na rodada decisiva e, portanto, depender apenas de suas forças para garantir um lugar na divisão nacional superior.
— A realidade financeira da Série B, comparando com a Série C, é completamente diferente. Um acesso mudaria o clube de patamar — aponta Nilton Batista, histórico dirigente do clube e atualmente no cargo de executivo de futebol.
No bairro, ele percebe a empolgação dos torcedores, que se mobilizam para apoiar o clube nesta partida decisiva.
— Fui arrumar o pneu do meu carro, o borracheiro me viu com o uniforme do clube e já comentou que vai no jogo. Na padaria aconteceu a mesma coisa. A gente sabe da força da dupla Gre-Nal na cidade, mas aqui no nosso bairro a mobilização é diferente — disse Nilton.
Desde que deixou a Série D, em 2018, esta é a quinta Série C seguida que o São José disputa. Logo na primeira temporada, em 2019, também esteve próximo do acesso, porém acabou eliminado no mata-mata para o Sampaio Corrêa. Desta vez, o formato da competição é diferente, porém a preparação tem características semelhantes: jogo por jogo.
— A partir do momento que vencemos o São Bernardo, o Operário se tornou o jogo mais importante da temporada. Se vencermos agora, o jogo do ano será contra o Brusque. E assim vamos nestas finais. Todos estão conscientes e empolgados com o momento do São José. É um dos grandes momentos da história do clube — destaca o técnico Thiago Gomes.
Além da ascensão do São José, um acesso também pode proporcionar ao técnico a consolidação de um trabalho conduzindo um elenco profissional. Com passagens pelas categorias de base de grandes clubes do futebol brasileiro — mais recentemente no sub-23 no Grêmio — Thiago Gomes pode conquistar um primeiro acesso nacional.
— Pode se tornar o grande momento da minha carreira como treinador do futebol na categoria profissional. Aqui, com liberdade da diretoria, pude colocar em campo um time com os conceitos de jogo que eu gosto. Uma equipe ofensiva, com um dos melhores ataques da competição, com muitos jogadores ofensivos — afirmou o técnico do Zequinha.
Para o confronto, o técnico Thiago Gomes deve escalar o time com Fábio; Fredson, Jadson e Lucas Cunha; Matheuzinho, Karl, Nonato e Carrilho; Dener, Thayllon e Thiago Santos.
Rodadas restantes da Série C
5ª rodada
- 30/09 — 16h — São Bernardo-SP 2 x 0 Brusque
- 1º/10 — 16h — São José x Operário-PR
6ª rodada
- 8/10 — 16h — Brusque x São José
- 8/10 — 16h — Operário-PR x São Bernardo-SP
Do que o São José precisa
- Se vencer os dois jogos: vai a 10 pontos e precisará ter melhor saldo de gols do que o São Bernardo ou torcer para o time paulista empatar ou perder para o Operário na última rodada.
- Se vencer um jogo e empatar outro: vai a oito pontos e precisará torcer para que o São Bernardo perca para o Operário.
- Se vencer um jogo e perder o outro: precisa de uma derrota do São Bernardo contra o Operário e tirar a diferença de gols para o time paulista, que nesse momento é de três
- Se empatar os dois jogos: estará eliminado