A ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco é lesão grave que já afetou diversos jogadores do futebol mundial. Recentemente, o atacante Neymar sofreu entorse no joelho durante jogo da Seleção Brasileira contra o Uruguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas e ficará sem atuar por meses.
Além dele, outros craques do futebol já passaram por isso e demoraram a retornar aos gramados. De acordo com especialista, essa lesão é uma das mais graves no joelho, mas pode ser totalmente recuperada com processo cirúrgico adequado e fisioterapia.
Porém, ao retornar ao jogo, alguns jogadores perdem potência para os arranques e estabilidade do joelho. Um dos casos mais famosos de ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco envolve o antigo companheiro de Neymar no Santos.
O meia Paulo Henrique Ganso sofreu a lesão em 2010 e não foi mais o mesmo. Mesmo vencendo títulos ao retornar, ele não conseguiu evoluir, uma vez que se esperava uma carreira de sucesso na Europa, mas ele se manteve no Brasil, passando por algumas equipes, e atualmente está no Fluminense.
Outros casos
Além de Ganso e Neymar, outros jogadores considerados craques do futebol sofreram com a lesão no joelho. Ronaldo "Fenômeno" é um dos casos mais conhecidos. Em novembro de 1999, o atacante então da Inter de Milão sofreu a primeira lesão no joelho direito, que o deixou fora dos campos por cinco meses.
Na volta, em abril, bastaram seis minutos em campo para ele sofrer a ruptura do tendão patelar e dos ligamentos que o obrigou a passar um ano longe do futebol. Para sorte dos brasileiros, Ronaldo voltou ao futebol e foi fundamental na conquista do penta em 2002.
O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, sofreu lesão multiligamentar no joelho direito em junho de 2022. Ele teve ruptura total do ligamento cruzado anterior, e danificou ainda o ligamento colateral lateral e a região do canto posterolateral, que é a parte externa do joelho.
Ele demorou mais de um ano para retornar aos gramados. No entanto, conseguiu voltar em alto nível e é uma das principais peças do Flamengo na temporada. Por conta do bom nível dentro de campo, ele é desejado por diversos clubes do futebol brasileiro.
Mais recentes
O atacante Dudu, do Palmeiras, sofreu exatamente a mesma lesão de Neymar, só que no joelho direito. Em agosto deste ano, o craque do Verdão se machucou e, após os exames, foi constatada a ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco, fazendo com que ele ficasse de fora do restante da temporada, e com previsão de retorno apenas para 2024.
No Real Madrid, em um espaço de três dias, dois jogadores sofreram lesões no joelho e são desfalques da equipe espanhola para a temporada. O zagueiro brasileiro Éder Militão foi o primeiro, enquanto o goleiro belga Courtois se lesionou na sequência.