As duplas brasileiras do vôlei de praia chegaram aos Jogos Pan-Americanos como favoritas. E neste sábado (21), no primeiro dia de competição na Arena no Parque Peñalolén, em Santiago, Ana Patrícia/Duda e André Stein/George fizeram jus a esta condição e venceram adversários de El Salvador com extrema facilidade.
Vice-campeãs mundiais no último final de semana e líderes do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Ana Patrícia e Duda precisaram de apenas 22 minutos para vencerem as salvadorenhas Laura Molina/Nadia Soler, com parciais de 21/9 e 21/6.
— A gente entrou pensando muito no nosso jogo e acho que o maior respeito que a gente pode dar ao nosso adversário é dar nosso melhor. Hoje a gente saiu do quarto pensando nisso. É nossa primeira vez no Pan, e isso é muito especial. Era uma coisa que faltava para a gente. Já estivemos em Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, Circuito Mundial. Completamos os grandes eventos e nosso foco é voltar para casa com uma lembrança maravilhosa, que seria uma medalha — comentou Ana Patrícia.
No domingo (22), pela segunda rodada do Grupo C, as brasileiras enfrentarão as colombianas Diana Ríos/Margarita Guzmán, que na estreia perderam para as porto-riquenhas Allanis Navas/Maria Claudia González por 2 a 0 (21/15 e 21/10).
Tricampeões do Circuito Brasileiro, André Stein e George derrotaram Franklin Flores/Armando Guatemala, com parciais de 21/7 e 21/13, em meia hora de jogo, e garantiram a primeira vitória no Grupo C.
— É o nosso primeiro Pan, sabemos da importância que o torneio tem, sabemos aonde queremos chegar aqui, então sempre tem um pouco de ansiedade, mas a gente soube lidar muito bem. A cada jogo vai ficando mais difícil, estamos em uma chave forte, então temos que estudar os adversários e ir com tudo para os próximos jogos — avaliou George.
Os brasileiros voltam à quadra no domingo para enfrentar os colombianos Andrés Murray/Juan Carlos Noriega, que começaram perdendo para os cubanos Jorge Luis Alayo/Noslen Díaz por 21/8 e 21/14.