O boxe brasileiro conquistou mais sete vagas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Nesta quinta-feira (26), Tatiana Chagas (54 kg), Carol Naka (50kg), Bárbara dos Santos (66kg) se juntaram a Bia Ferreira (60kg) e Jucielen Romeu (57kg), na seleção feminina. Enquanto Keno Marley (92 kg), Michael Douglas (51 kg), Wanderley "Holyfield" Pereira (80kg) e Abner Teixeira (=92kg) garantiram classificações para o time masculino. Todos disputam medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago nesta sexta-feira (27). A programação começará às 11h (horário de Brasília).
A classificação mais fácil foi a de Keno Marley. Ele sequer precisou disputar a luta semifinal contra o canadense Bryan Colwell, que foi reprovado no exame médico prévio ao combate, por causa de um corte profundo no supercílio. Desta forma, o baiano garantiu presença na final e de quebra ficou com uma das duas vagas olímpicas em disputa.
— Semifinal atípica. Ganhei sem lutar. Porém lutei muito para chegar aqui, treinei bastante. Foi assim, mas seria no ringue também. Ainda estou meio aéreo. Parece que ainda não chegou a classificação. Amanhã (sexta) quero o título, quero muito desde Lima, quando fui prata — destacou o pugilista de 23 anos, que em 2019 foi vice dos 81 kg.
Curiosamente seu adversário na final em Santiago será o cubano Julio Cesar la Cruz, que em Lima o derrotou na final e que é bicampeão olímpico, sendo ouro dos 81 kg no Rio-2016 e dos 91 kg em Tóquio-2021.
Tatiana Chagas ganhou sua terceira luta e, a exemplo de Keno, disputará o ouro já com vaga em Paris. Na seleção desde 2021, a baiana derrotou a chilena Denisse Bravo por decisão dividida dos árbitros e agora irá encarar a colombiana Yeni Arias, atual vice-campeã mundial, na disputa da medalha de ouro em Santiago.
Já classificada para Paris, já que sua categoria dava quatro vagas, Bia Ferreira superou a norte-americana Jajaira González por decisão dos árbitros e vai disputar o título contra a colombiana Angie Valdés.
Bárbara dos Santos também garantiu sua vaga na Olímpiada do ano que vem. Ela venceu, de virada, a colombiana Camila Camilo Bravo na semifinal dos 66kg e irá disputar a medalha de ouro contra Morelle McCane, dos Estados Unidos.
No masculino, Michael Douglas (51kg) ganhou de Ramon Quiroga, da Argentina, por decisão unânime dos juízes. Duas lutas depois, o Brasil voltou a entrar no ringue. O resultado foi o mesmo da luta de seu compatriota. Wanderley "Holyfield" Pereira (80kg) não deu chances para o haitiano Cedrick Belony-Duliepre e brigará pelo ouro em Santiago. Ele vai enfrentar o cubano Arlen López Cardona, bicampeão olímpico em duas categorias diferentes.
— Uma semifinal de qualquer campeonato que seja, não é fácil, né? Mas a gente está bastante preparado e conseguimos fazer o nosso trabalho com excelência. Consegui impor meu jogo. Trabalhar bastante mão da frente, bastante tronco. Não levar muitos golpes. E impor meu ritmo. Deixando a luta calma, pensando na luta de amanhã (sexta) — disse após a vitória na semifinal.
Na última luta da noite, Abner Teixeira derrotou o colombiano Cristian Salcedo por 4-1 na categoria acima de 92kg para conquistar vaga na final e em Paris.
Por outro lado, outros três brasileiros perderam nas semifinais e ficaram sem as vagas olímpicas em disputa. Viviane Pereira foi dominada pela panamenha Atheyna Bylón nos 75 kg. Nos 57 kg, Luiz Gabriel Oliveira perdeu para o norte-americano Jahmal Harvey. Já Yuri Falcão foi derrotado pelo canadense Wyatt Sanford nos 63,5kg. Eles ficaram com medalhas de bronze.