Vice-campeão olímpico em 2016, o paulista Felipe Wu conquistou a medalha de bronze da pistola de ar 10 metros, nesta quinta-feira (26), no Polígono de Tiro de Pudahuel. Na final, ele somou 215.3 pontos e garantiu o segundo pódio de sua carreira em Jogos Pan-Americanos, após ter sido campeão em Toronto-2015.
Mas apesar da medalha, Felipe ficou sem a vaga olímpica que estava em disputa. O campeão da prova se classificou automaticamente para os Jogos de Paris em 2024.
— Foi satisfatória, quanto a parte classificatória, que foi dura no começo. Passei em terceiro. Na final, o tiro não estava entrando e eu fui ficando um pouco nervoso. O objetivo era, além da medalha, a vaga olímpica, que infelizmente não veio. Ao menos, consegui uma medalha. Mas fiquei com gosto de quero mais — contou Wu, após a prova.
A medalha de ouro e o carimbo no passaporte para Paris ficaram com o canadense Tugurul Ozer, que bateu o recorde pan-americano com 240.5 pontos. A prata foi para o norte-americano James Hall (239.3).
Já garantido nos Jogos Olímpicos, Philipe Chateaubrian terminou na quarta colocação com 192.6 pontos. Felipe Wu terá mais duas oportunidades para se classificar para Paris. De 31 março a 7 de abril, o Campeonato Pan-Americano, que acontecerá em Buenos Aires, irá classificar o campeão e o Torneio Pré-Olímpico do Rio de Janeiro, de 11 a 19 de abril, dará duas vagas.
Mulheres não se classificam para as finais
Na prova feminina da pistola de ar 10m, Cibele Breide terminou em 14º lugar. O pódio foi composto mexicana Alejandra Zavala (ouro), a a norte-americana Alexis Lagan (prata) e a equatoriana Diana Durango (bronze).
O trap feminino também teve sua final e as brasileiras Camila Cosmosky e Daiana Camaz não se classificaram para a disputa de medalhas, que ficaram com as guatemaltecas Adriana Ruano (ouro) e Ana Soto (prata),que disputam o Pan sob a bandeira dos Estados Independentes porque o Comitê Olímpico de seu país está suspenso, e a norte-americana Rachel Tozier.