O boxe brasileiro conquistou nesta quinta-feira (26), mais duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Após as classificações de Bia Ferreira (60 kg) e Jucielen Romeu (57 Kg), na quarta, nesta manhã foi a vez de Keno Marley (92 kg) e Tatiana Chagas (54 kg) carimbarem seus passaportes.
Keno sequer precisou disputar a luta semifinal contra o canadense Bryan Colwell, que foi reprovado no exame médico prévio ao combate, por causa de um corte profundo no supercílio. Desta forma, o baiano garantiu presença na final e de quebra ficou com uma das duas vagas olímpicas em disputa.
— Semifinal atípica. Ganhei sem lutar. Porém lutei muito pra chegar aqui, treinei bastante. Foi assim, mas seria no ringue também. Ainda estou meio aéreo. Parece que ainda não chegou a classificação. Amanhã (sexta) quero o título, quero muito desde Lima, quando fui prata — destacou o pugilista de 23 anos, que em 2019 foi vice dos 81 kg.
Curiosamente seu adversário na final em Santiago será o cubano Julio Cesar la Cruz, que em Lima derrotou o brasileiro na final e que é bicampeão olímpico, sendo ouro dos 81 kg no Rio-2016 e dos 91 kg em Tóquio-2021.
Tatiana Chagas ganhou sua terceira luta e a exemplo de Keno disputará o ouro já com vaga em Paris. Na seleção desde 2021, a baiana derrotou a chilena Denisse Bravo por decisão dividida dos árbitros e agora irá encarar a colombiana Yeni Arias, atual vice-campeã mundial, na disputa da medalha de ouro em Santiago.
Já classificada para Paris, já que sua categoria dava quatro vagas, Bia Ferreira superou a norte-americana Jajaira González por decisão dos árbitros e vai disputar o título, contra a colombiana Angie Valdés.
Outros dois brasileiros perderam nas semifinais e ficaram sem as vagas olímpicas em disputa. Viviane Pereira foi dominada pela panamenha Atheyna Bylón nos 75 kg. Já nos 57 kg, Luiz Gabriel Oliveira perdeu para o norte-americano Jahmal Harvey. Os dois ficaram com medalhas de bronze.
Ainda nesta quinta, Carol Naka (50 kg), Bárbara dos Santos (66 kg), Michael Douglas (51 kg), Yuri Falcão (63,5 kg), Wanderley Pereira (80 kg) e Abner Teixeira (+92 kg) buscam vagas nas finais de suas categorias e classificações olímpicas. Já Jucielen Romeu (57 kg) tentará se classificar para a disputa da medalha de ouro. A vaga para as Olimpíadas foi conquistada na quinta.