Na atividade comandada pelos técnicos Antônio Carlos Pereira, o Kiko da Sogipa, Sarah Menezes e Andrea Berti foi possível ver uma seleção de judô animada e pronta para a competição dos Jogos Pan-Americanos, que começará no dia 28. Dispostos, os atletas fizeram um treino intenso, no dia de maior temperatura matutina desde o início dos Jogos. Mas preocupação maior é com a baixa umidade do ar, que requer cuidado especial com a hidratação.
Enquanto os judocas trabalhavam, testemunhei animadas conversas entre Kiko Pereira e o ex-judoca cubano Yordanis Arencibia, adversário de João Derly na final do Mundial de 2007, no Rio de Janeiro, quando o gaúcho conquistou seu bicampeonato mundial.
A decadência do esporte cubano
A delegação cubana não faz uma campanha condizente com a tradição do esporte do país, que por muitos anos se colocou como segundo força das Américas e no top-10 mundial. Aqui no Chile, até agora são apenas três ouros de um total de 12 medalhas, com uma modesta sétima colocação geral.
No judô, no último Campeonato Pan-Americano, disputado no Canadá, a equipe cubana conquistou sete medalhas, sendo apenas uma de ouro, com o pesado Andy Grana, que aqui em Santiago será rival de Rafael Silva. Mas pior que esse desempenho foram mais três deserções registradas na delegação. O esporte de Cuba registrou, nos últimos dois anos, quase 200 deserções de seus atletas.
Ramonismo
Em tempos de Dinizismo, Ramonismo e Scaloneta, o beisebol do Brasil está apresentando ao mundo uma seleção surpreendente, que tem como técnico principal Ramon Ito. Nascido em Marília há 34 anos, ele atuou nos Estados Unidos e agora está fazendo sucesso no comando da grande história do Pan até aqui.
Ele prometeu e mordeu
Guilherme Costa é o grande nome da natação brasileira no Pan. Das sete medalhas de ouro conquistadas pela equipe em Santiago, ele esteve presente em quatro, três em provas individuais e uma em revezamento.
Antes dos Jogos começarem, Cachorrão, como o nadador carioca de 25 anos é conhecido, concedeu entrevista durante os treinos e prometeu ganhar quatro ouros. Promessa cumprida. Parafraseando o dito popular, desta vez "cão que ladra morde". No Chile foram quatro mordidas de ouro.