O Brasil confirmou ser o país do beisebol nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nesta quarta-feira (25), a equipe nacional estreou com vitória no Super Round, a fase decisiva do torneio, ao derrotar o Panamá por 5 a 3 e manter sua invencibilidade na competição.
Depois de derrotar surpreendentemente Venezuela e Cuba, além da Colômbia, na fase de classificação, o Brasil encarou mais um forte desafio diante dos panamenhos e em uma partida equilibrada e voltou a surpreender.
Diante do time panamenho, o Brasil saiu em vantagem com um home run de Victor Coutinho, mas logo depois sofreu o empate. Nas arquibancadas do Parque Cerrillos, uma animada torcida brasileira fazia a festa, mesmo que muitos ou a maioria sequer compreendesse o que estava acompanhando.
O equilíbrio marcou o jogo, que foi definido a favor do time brasileiro na sétima entrada. O torneio no Pan já segue a orientação de competições da Confederação Mundial de Softbol e Beisebol (WBSC), que limita os jogos de beisebol a sete entradas.
E foi nessa fase que uma rebatida de Osvaldo Carvalho para o campo externo rendeu três corridas ao time brasileiro e começou a encaminhar a vitória. Os panamenhos ainda conseguiram duas corridas e jogadores em posição de virar o resultado, mas os arremessos de Eric Pardinho garantiram a vitória da sensação do Pan nos esportes coletivos.
Um dos mais experientes da seleção, o arremessador André Rienzo avaliou a vitória e a forma como o time está se comportando no Pan.
— A molecada é sensacional, o time esta sensacional, o time é gigante. Estamos mostrando ao mundo que existe beisebol no Brasil e eu estou feliz demais em fazer parte disso. Vamos esperar os próximos resultados e ver o que vem por ai. A gente vem treinando nove meses. Todos sabem as funções, quando e onde entra. A gente vem treinando pra isso. Não é porque está ou não jogando que não vai exercer sua função — comentou o jogador de 35 anos que já atuou no Chicago White Sox e no Miami Marlins, da Major League Baseball (MLB).
Sobre o fato da equipe estar fazendo história ao derrubar potências como Cuba, dona de 12 dos 18 ouros disputados na história do Pan e a Venezuela, que tem um título, André Rienzo garantiu que o time está consciente e que o objetivo é mostrar ao mundo a qualidade do beisebol brasileiro.
— A gente é muito pé chão. Estamos felizes a cada jogo que ganhamos, torcemos, vibramos a cada partida. Queremos mostrar pro mundo e principalmente pro Brasil que temos beisebol. Eles estão vendo que temos um jogo de qualidade. Temos diversos atletas que trabalham e só conseguem treinar no final de semana e estão aqui. Mostramos pro mundo que queremos e temos vontade, um coração enorme. Jogamos com a alma. Mas o importante é ir passo a passo.
Queremos mostrar pro mundo e principalmente pro Brasil que temos beisebol
ANDRÉ RIENZO
Arremessador da seleção brasileira de beisebol
A seleção volta a jogar na sexta-feira (27) , contra o México. Os mexicanos enfrentam a Colômbia, nesta quinta. Uma vitória colombiana irá classificar a seleção para a disputa da medalha de ouro, marcada para o próximo sábado (28)
— Temos que nos concentrar no México, independente do jogo da Colômbia. Não vamos pensar nisso. Não vamos depender de ninguém, porque o Brasil sempre foi de depender dos outros. Vamos por nossa forças. Vamos pra cima deles— que hoje defende o time de Medicina da USP-SP.
Em Santiago, o Brasil já faz a melhor campanha de sua história na modalidade. Antes, os melhores resultados foram em São Paulo-1963 e Santo Domingo, quando a seleção finalizou em quinto lugar.
Sem disputar o torneio desde o Pan do Rio em 2007, quando venceu uma partida contra a Nicarágua e perdeu duas, para Cuba e Estados Unidos, o Brasil garantiu a vaga pan-americana ao conquistar o título do Campeonato Sul-Americano de 2022
— Graças ao apoio do COB, conseguimos executar uma programação de treinamentos extensa como nunca antes. Também foi possível, num esforço conjunto, trazer atletas que atuam no Japão, Estados Unidos e França. E o anúncio da volta do beisebol ao programa olímpico em Los Angeles 2028 essa semana trouxe um ingrediente a mais para alcançarmos nossa meta para o Pan — disse Márcio Irikura, chefe da equipe de beisebol, que é formada por 24 atletas, um dia antes de iniciar a disputa no Chile.