Os Jogos Pan-Americanos de Santiago tem alguns aspectos curiosos quanto ao dia a dia. Um dos que chamam a atenção é a enorme quantidade de cães abandonados pelas ruas, muitos deles de raça. Segundo estimativas e reportagens locais, são cerca de 500 mil "perros callejeros" só na capital chilena.
E é impossível não se sensibilizar com os animais que vagam atrás de comida e carinho pelas ruas e parques chilenos. No Pan, alguns já proporcionaram cenas inusitadas. Na maratona, o brasileiro Paulo Roberto de Paula foi acompanhado por um cão durante alguns metros de sua corrida; na partida de vôlei feminino entre Chile e Colômbia, um feliz cãozinho correu no entorno da quadra. Na área do Parque do Estádio Nacional é comum enxergá-los em meio à multidão que busca freneticamente uma das 14 arenas localizadas na região.
Ao conversar com os chilenos, a explicação para tamanho abandono dos animais é cruel. As famílias não os consideram com parte delas, e a maioria os descarta assim que crescem e passam a dar trabalho e gerar despesas maiores com alimentação e cuidados veterinários. Outros são abandonados por mudança de endereço. Enfim, para quem gosta de cães é algo que incomoda.
Nesta quinta, mais um cãozinho foi atração no Pan de Santiago. Na cerimônia de premiação da pistola de ar 10 metros, ele se postou próximo ao pódio e foi clicado pelos fotógrafos, o que rapidamente fez crescer a expressão "Juegos Perro-americanos".
Mas apesar do sucesso momentâneo, o cãozinho que acompanhou a premiação do tiro, logo voltou ao esquecimento. No Chile, ao contrário do Brasil, não existe uma lei que puna maus tratos ou abandono de animais.
Santiago sede olímpica
A cidade de Santiago está entusiasmada com a realização dos Jogos Pan-Americanos, o maior evento realizado no país desde a Copa do Mundo de 1962. A alegria é tamanha que a imprensa local fala em sediar uma edição de Jogos Olímpicos. O lobby começa a ser feito nos bastidores pelo presidente da PanAM Sports, o chileno Neven Ilic.
Nesta caminhada, a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, na cerimônia de abertura, foi fundamental, e ele próprio tratou de alimentar esse sonho. Na quinta (26), em evento realizado no Centro Internacional de Imprensa, Ilic esteve acompanhado de três campeões olímpicos, os cubanos Javier Sotomayor (salto em altura) e Mijaín López (luta greco-romana) e o ucraniano Sergey Bubka (salto com vara).
Eles concederam entrevista coletiva, e a pergunta sobre o que pensavam de Santiago sediar uma olimpíada no futuro se fez presente em diversas oportunidades. Além disso, outro fato que chamou a atenção foi a proibição da PanAm Sports que perguntas fora esporte fossem feitas, afinal Cuba e Ucrânia são nações envolvidas em temas políticos latentes.
Barranquilla 2027
A colombiana Barranquilla foi confirmada pelo presidente da PanAm, Neven Ilic, como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027. Com cerca de 1,4 milhão de habitantes, a cidade onde nasceu a cantora Shakira já havia sido escolhida desde agosto de 2021. Porém, nos últimos meses, enfrentou algumas dificuldades financeiras e ficou ameaçada de perder este direito. De acordo com a entidade organizadora do Pan, os problemas foram solucinados.