Com uma semana para a temporada regular da NFL começar, a expectativa para os primeiros jogos só aumenta. No dia 11 de fevereiro de 2024, apenas duas franquias vão estar disputando o Super Bowl LVIII, em Las Vegas: um da Conferência Americana (AFC) e um da Conferência Nacional (NFC).
Com 16 equipes em cada conferência, cada franquia disputará 17 partidas na temporada regular. O atual campeão da NFL é o Kansas City Chiefs, que representou a AFC no ano passado e venceu o Philadelphia Eagles, representante da NFC. Para 2023, a Conferência Nacional pode ter algumas surpresas, mas a briga tende a ficar entre os atuais vencedores e o San Francisco 49ers.
Os Eagles contam com um dos elencos mais fortes da NFL, além de terem encontrado o seu quarterback para o futuro. Jalen Hurts foi um dos principais jogadores no ano passado e por pouco não venceu seu primeiro título. A franquia deve ser uma das finalistas da NFC, a menos que algo incomum aconteça durante a temporada.
Ouça o PrimeCast, o podcast que traz informações sobre as movimentações de pré-temporada das franquias e analisa o cenário das disputas na NFC:
O principal oponente dos Eagles
Os 49ers foram os adversários na final da Conferência Nacional na última temporada. A equipe conta com bons jogadores em todas as posições, mas ainda tem dúvidas em relação ao seu quarterback. O titular será Brock Purdy, que foi a grande surpresa em 2022, uma vez que entrou em um momento complicado e conseguiu desempenhar bem. No entanto, não se sabe como ele vai jogar na sua segunda temporada, ainda mais com a pressão de levar os 49ers ao Super Bowl.
As equipes que correm por fora
Numa lista de outras equipes com chances reais de brigar pelo título da NFC, pode-se listar pelo menos cinco franquias. Elas, atualmente, estão abaixo dos Eagles e 49ers, mas na NFL tudo é possível.
O Dallas Cowboys tem um time forte e capaz de fazer uma campanha positiva em 2023. A defesa tem Micah Parsons como líder e principal talento. O ataque também tem recursos que podem ser aproveitados de diversas maneiras, mas o quarterback Dak Prescott passa cada vez menos confiança. Essa temporada pode ser decisiva para o seu futuro em Dallas.
Na mesma divisão que Eagles e Cowboys, está o New York Giants, que se reforçou para 2023 e pode incomodar ainda mais do que no ano passado. A defesa é uma das principais da liga, e o ataque se baseia no jogo terrestre, apostando nas habilidades de Saquon Barkley. A posição de quarterback nessa equipe também gera dúvidas, visto que Daniel Jones nunca foi uma unanimidade na liga e dificilmente será.
Na divisão norte da NFC, duas equipes tendem a brigar pelo título e podem ameaçar nos playoffs. O Minnesota Vikings levou a melhor em 2022 e segue com um time talentoso. O wide receiver Justin Jefferson é considerado o melhor da NFL e ele consegue fazer a diferença. O desafiante será o Detroit Lions, que evoluiu bastante na reta final da última temporada, e chega com expectativas altas para 2023. O quarterback Jared Goff não é uma unanimidade, mas se reencontrou e pode dar a volta por cima na carreira em um time jovem e talentoso.
Rival histórico dos 49ers, o Seattle Seahawks também entra para a atual temporada com mais força. A franquia se reforçou bem no ataque e na defesa, com jovens talentos que podem despontar em curto prazo. Os primeiros passos rumo ao Super Bowl LVIII serão dados no dia 7 de setembro. Os Chiefs vão enfrentar os Lions na partida de abertura da temporada.