Neste sábado (19), no palco do UFC montado no TD Garden, em Boston, nos Estados Unidos, duas lutas de cinturão devem movimentar o card principal. O combate mais importante da noite terá o jamaicano Aljamain Sterling defendendo o título peso-galo mais uma vez.
Sem perder desde 2017, "The Funk Master" acumula uma sequência de nove vitórias. Sterling também é o campeão com mais defesas de título na divisão: três (vitórias sobre Petr Yan, T.J Dillashaw e Henry Cejudo).
Destaque do Dana White's Contender Series em 2017, "Suga" Sean O'Malley ascendeu rapidamente dentro do UFC. Desde 2018, o americano fez nove lutas dentro da organização, conquistando sete vitórias. A única derrota aconteceu em 2020, diante de "Chito" Vera.
Na segunda luta mais importante da noite, Amanda Lemos pode trazer o título para o Brasil. Vindo de vitória sobre a compatriota Marina Rodriguez, em novembro do ano passado, Lemos se apresentou no Jungle Fight antes de chegar ao UFC, em 2017. Para chegar ao sonhado cinturão, a paraense terá de superar a chinesa Weili Zhang.
Duas vezes campeã da categoria peso-palha, "Magnum" venceu as melhores atletas da divisão. Aos 34 anos, tem 23 vitórias e apenas três derrotas na carreira.
Ainda dentro do card principal, Pedro Munhoz medirá forças contra o equatoriano Marlon "Chito" Vera. Ocupando a 10ª colocação no ranking peso-galo, o brasileiro pode pular para a sexta posição em caso de vitória. Vera tem 20 vitórias, oito derrotas e um empate em seu cartel. Chito jamais foi nocauteado na carreira.
Já no card preliminar, mais três brasileiros encaram o octógono em Boston. Puxando a fila, Gregory "Robocop" vai tentar se recuperar na divisão dos médios contra o russo Denis Tiuliulin. Em sua última apresentação dentro do Ultimate, em janeiro, o brasileiro foi brutalmente nocauteado por Brunno Ferreira no primeiro round de luta.
Com nove triunfos seguidos, a mineira Natália Silva tem sido um dos destaques da divisão dos moscas feminino. Adversária de Natália, a americana Andrea Lee venceu apenas três lutas nas últimas oito disputadas.
Também na divisão peso-mosca feminino, Karine "Killer" Silva segue nos mesmos passos de Natália. No Ultimate desde o ano passado, venceu as compatriotas Poliana Botelho e Ketlen Souza, ambas por finalização. Rival de Karine, a ucraniana Maryna Moroz foi superada por Jennifer Maia em sua última luta, no ano passado.
O outro destaque do card preliminar fica por conta de Chris Weidman, ex-campeão dos médios. Depois de se consagrar campeão da divisão ao superar Anderson Silva em 2013, o americano mais perdeu do que venceu (seis derrotas, todas por nocaute, contra cinco vitórias).
Onde assistir o UFC 292:
- O serviço de streaming UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir de 19h30min, no sábado (19).
Card principal - 23h
- Peso-galo: Aljamain Sterling x Sean O´Malley
- Peso-palha: Weili Zhang x Amanda Lemos
- Peso-meio-médio: Neil Magny x Ian Machado Garry
- Peso-galo: Mario Bautista x Da'Mon Blackshear
- Peso-galo: Marlon Vera x Pedro Munhoz
Card preliminar - 19h30min
- Peso-médio: Chris Weidman x Brad Tavares
- Peso-médio: Gregory Robocop x Denis Tiuliulin
- Peso-leve: Austin Hubbard x Kurt Holobaugh
- Peso-galo: Brad Katona x Cody Gibson
- Peso-médio: Gerald Meerschaert x Andre Petroski
- Peso-mosca: Andrea Lee x Natália Silva
- Peso-mosca: Maryna Moroz x Karine Silva