O Brasil não teve bom desempenho no primeiro dia do Masters de Judô, em Budapeste, na Hungria. Nesta sexta-feira (4), seis judocas do país estiveram em ação, e apenas Larissa Pimenta (Pinheiros-SP) passou da primeira rodada.
A atleta da categoria meio-leve (52 kg) venceu a polonesa Aleksandra Kaleta na estreia, mas foi derrotada pela alemã Mascha Ballhaus, número 8 do mundo. O ouro ficou com a francesa Amandine Bouchard, vice-campeã olímpica. A prata foi da kosovar Distria Krasniqi. O pódio ainda teve a uzbeque Diyora Keldiyorova e a israelense Gefen Primo.
— Realmente foi uma situação nova. A própria decisão pela cirurgia, eu tive todo o apoio do meu treinador, que já passou muitas vezes por esse tipo de momento, e toda a minha equipe médica que está por trás disso. Não foi uma situação confortável, mas agora isso faz parte da minha história. Foi um momento de muito autoconhecimento, de paciência, de enorme dedicação e que foi muito bem sucedido. Me sinto orgulhosa de mim mesma — disse Larissa, que voltou às competições em Budapeste, após se recuperar de lesão no joelho sofrida durante um treino preparatório para o último Campeonato Mundial.
Na categoria ligeiro, duas brasileiras não passaram da estreia. Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau-PR) parou na espanhola Laura Martínez Abelenda, e Amanda Lima (Minas Tênis Clube-MG) foi batida pela sul-coreana Hye-Kyeong Lee.
A campeã dos 48 kg foi a japonesa Wakana Koga, bronze no último Mundial, que venceu na final a americana Maria Celia Laborde. As medalhas de bronze ficaram com a italiana Assunta Scutto e com a mogol Baasankhuu Bavuudorj.
Principal aposta do dia na delegação do Brasil, Rafaela Silva (Flamengo) foi eliminada pela ucraniana Daria Bilodid, bicampeã mundial (2018-19), logo na estreia, assim como Jéssica Lima (Sogipa), que perdeu para a experiente portuguesa Telma Monteiro, 37 anos. A campeã da categoria leve (57 kg) foi a canadense Jessica Klimkait, bronze em Tóquio, que bateu a francesa Sarah Leonie Cysique.
Único homem a competir nesta sexta, Willian Lima (Pinheiros) não resistiu ao ucraniano Bogdan Iadov, campeão europeu de 2022, que chegou à disputa do bronze e acabou derrotado por Narmandakh Bayanmunkh, dos Emirados Árabes Unidos. Vice-campeã olímpico no Rio, em 2016, e bronze em Tóquio, em 2021, o sul-coreano An Ba-ul também terminou em terceiro. Na disputa do título do meio-médio (66 kg), o japonês Ryoma Tanaka derrotou o moldavo Denis Vieru, duas vezes vice-campeão mundial.
O Masters terá sequência no sábado (5), com as lutas preliminares iniciando às 5h (de Brasília) e as finais sendo disputadas a partir das 12h. Neste segundo dia, o Brasil terá Ketleyn Quadros e Gabriella Mantena nos 63 kg, Luana Carvalho (70 kg), Daniel Cargnin (73 kg) e Guilherme Schmidt (81 kg).