O Brasil chegou a quatro medalhas nos Jogos Mundiais Universitários, que estão sendo realizados em Chengdu, na China. Nesta terça-feira (1), judô e natação garantiram três pódios para a delegação brasileira.
Após ficar com o bronze na categoria pesado (78 kg), na segunda, com Agatha Silva, o Brasil disputou a competição feminina por equipe do judô e garantiu mais uma terceira colocação. O time formado pela própria Agatha, Luana Costa, Thayná Lemos, Maria Guilherme, Shirlen Nascimento e Millena Silva e Tainá Mota venceu a Índia nas oitavas de final, e o Uzbequistão, nas quartas, ambos por 3 a 0, mas acabou sendo superado pela Alemanha, na semifinal, por 3 a 1.
Com a derrota, as brasileiras enfrentaram a Holanda na disputa por um lugar no pódio e venceram por 3 a 0. Nos 52 kg, Thayná Lemos superou Anneke Gersjes e colocou o Brasil em vantagem. Logo depois, nos 57 kg, foi a vez de Shirlen Nascimento vencer Danique Janssen e deixar a equipe a uma vitória da medalha, o que acabou acontecendo com o triunfo de Luana Costa, nos 63 kg, sobre Nadiah Krachten.
Na decisão da medalha de ouro, o Japão fez 3 a 1 na Alemanha. Já a Coreia do Sul fez 3 a 0 na Itália e também subiu no pódio com o bronze.
As outras duas conquistas do Brasil na Universíade vieram nas piscinas do Dong'an Lake Sports Park Aquatics Centre. Nos 400 metros livre, Eduardo Moraes ficou com a prata ao terminar com o tempo de 3min49s10. O italiano Matteo Lamberti fez 3min48s65 e ficou com o ouro, enquanto o japonês Ikki Imoto fez 3min49s66 e garantiu o bronze.
— Fizemos um trabalho um pouco diferente dentro dessa competição. Foi uma prova bem dividia, o melhor tempo da vida. Saio muito satisfeito e estou muito feliz em poder levar para casa essa medalha, como toda a estrutura que China está oferecendo para esse campeonato — comemorou Eduardo.
Pedro Spajari, Lucas Peixoto, Breno Correia e Vinicius Assunção formaram a equipe do revezamento 4×100 m livre, que marcou 3min15s30 para ficar com a prata. A Polônia levou o ouro com 3min14s60 e a Itália, com 3min15s62, garantiu o bronze.