A seleção brasileira masculina de basquete está na final dos Jogos Mundiais Universitários, em Chengdu, na China. Nesta sexta-feira (4), a equipe comandada por Fernando Pereira derrotou os Estados Unidos por 95 a 82 e vai disputar a medalha de ouro contra a República Tcheca, que bateu a Argentina por 85 a 68. A decisão acontecerá no domingo (6), às 8h30 (Brasília).
O time brasileiro começou com Zú Júnior, Jonas Buffat, Caio Pacheco, Mãozinha e Victão. Já Adyel Borges e Lucas Siewert saíram do banco e terminaram com 20 pontos e cinco rebotes e 19 pontos e três rebotes, respectivamente. Mãozinha marcou um duplo-duplo de 10 pontos e 14 rebotes. O pivô Victão marcou 12 e pegou quatro rebotes. A equipe americana, que está sendo representada pela Universidade de Tulane, teve Kolby King com 21 pontos.
— A gente sabia que iria ser um jogo muito difícil. Cada jogo a gente tem que se adaptar e mudar o nosso estilo, mas o mais importante é que fizemos 13 pontos a frente. O nosso grupo sabia que iríamos vir aqui para dar trabalho aos adversários — comentou Caio Pacheco autor de oito pontos e 13 assistências.
A seleção brasileira é formada por jogadores sub-26, em parceria com a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e esta será a segunda vez que o Brasil irá decidir o torneio. A anterior foi em 1963, quando a Universíade foi disputada em Porto Alegre.
— A disputa dos Jogos Universitários por uma equipe sub-26 masculina é importante demais. Sempre digo que todo o atleta precisa de hora de voo. E essa competição é de alto nível. Por isso, é a chance de termos atletas mais jovens ganhando essa bagagem internacional, tendo a chance de jogar contra seleções fortes e se desenvolverem já pensando no ciclo de Los Angeles 2028 — avalia Diego Jeleilate, diretor do basquete masculino da CBB.
Até hoje, apenas seis seleções foram campeãs do evento. Os Estados Unidos possuem 15 títulos, seguidos pela Sérvia (somando títulos da Iugoslávia e Sérvia & Montenegro) e pela Rússia (inclua a ex-união Soviética), ambos com 5. A Lituânia ganhou 2 vezes. Canadá e Brasil conquistaram o torneio uma vez.