A polonesa Iga Świątek salvou dois match points neste domingo (9) e conseguiu derrotar a suíça Belinda Bencic, atual campeã olímpica e 14ª do ranking mundial por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (4), 7/6 (2) e 6/3, em jogo que teve 3h02min de duração e avançou assim para sua primeiras quartas de final em Wimbledon.
Campeã em Roland Garros em 2020, 2022 e 2023, e também do Aberto dos EUA em 2022, a número 1 do mundo nunca havia passado das oitavas de final na grama londrina. Ela vai enfrentar na próxima fase a ucraniana Elina Svitolina (76ª) que derrotou a bielorrussa Victoria Azarenka (20ª) também de virada.
Świątek afirmou que para vencer é fundamental manter a calma na hora de enfrentar um match point contra si.
— Nesses momentos é preciso jogar sem muito medo porque em geral quem tem a bola a favor é que tem mais pressão — disse a número 1 do ranking.
Contra Bencic, depois de perder um primeiro set em que precisou de atendimento devido a dores no tendão de Aquiles e foi dominada no tie-break, a polonesa quebrou o saque da adversária e abriu 2-0 no segundo set, mas então a campeã olímpica empatou em 3 a 3. Com 5-6 e sacando, Iga Świątek salvou dois match points, e depois conquistou a vitória com calma no tie-break, onde foi absoluta.
No set decisivo, com moral nas alturas, a polonesa logo abriu 3-1 e conseguiu então fechar a partida com um set vencido por 6-3, para festejar a vitória na quadra central do All England Club.
Svitolina vira jogo e vai em busca de terceira semifinal de Slam
Se a número 1 do mundo precisou de uma batalha para conseguir a vaga nas quartas, o mesmo aconteceu com Eliana Svitolina. Contra a bicampeã do Aberto da Austrália (2012-13), a bielorrussa Victoria Azarenka, a medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio precisou 2h46min para garantir a classificação, ao marcar 2 a 1, parciais de 2/6, 6/4 e 7/6 (9), em jogo em que chegou a estar perdendo o tie-break do set final por 7 a 4.
A primeira parcial foi dominada por Azarenka, que disputa a chave de duplas com a brasileira Bia Haddad Maia. Com duas quebras de saque, ela fez tranquilos 6/2. E a vitória pareceu se encaminhar ainda mais quando a bielorrussa conseguiu quebrar o saque de Svitolina logo no game de abertura do segundo set. Porém a ucraniana se recuperou e devolveu o break em 2-2 e voltou a conseguir uma quebra no 10º game, para marcar 6/4 e empatar a partida.
Com um ritmo forte, Elina Svitolina aproveitou para abrir o terceiro set com uma quebra e se adiantar em 2-0. Porém, a experiente Victoria Azarenka, que chegou à liderança do ranking mundial em janeiro de 2012, conseguiu um break em 2-3, empatou o jogo e levou à decisão para o tie-break, onde começou melhor e se adiantou em 7-4, até a ucraniana reagir e virar para 8-7 e liderar até o ponto definitivo.
Diante de Iga Świątek, Svitolina tentará passar a terceira semifinal da carreira em um Grand Slam. Nas anteriores, ambas em 2019, ela acabou sendo derrotada pela romena Simona Halep, em Wimbledon, e pela americana Serena Williams, no Aberto dos EUA.
* AFP