Um mês após sua estreia pelo Pelotas, quando jogou os 10 minutos finais da vitória por 4 a 0 sobre o Guarani-VA, Walter reconhece que há muito caminho a ser percorrido até atingir a condição de iniciar um jogo como titular do Pelotas. Depois do dia 28 de maio, foram nove minutos diante do São Gabriel e, por fim, a partida contra o Novo Hamburgo pela Copa FGF.
Para atingir a melhor forma, sem correr risco de se lesionar, Walter conta com o apoio da comissão técnica, liderada por William Campos, e da equipe médica. Além da busca pelo preparo físico ideal para um atleta de alta performance, a principal preocupação é quanto a uma sobrecarga no joelho direito, que incomoda o jogador desde o início da carreira, quando foi submetido a uma cirurgia no ligamento cruzado. Ele chegou com 123kg e perdeu seis desde que chegou.
O esforço de Walter para atingir as metas estipuladas é saudado por todos no clube. Inclusive para enfrentar o frio pelotense somado às condições atmosféricas, que poderiam ser um desestímulo para práticas esportivas. Nos treinos, realiza atividades especiais para estar apto para ajudar os demais companheiros nas partidas.
— O atleta evoluiu muito bem, no quesito físico e mental, se tornando um grande amigo de todos e se mostrando um excelente profissional de futebol, com muito a brilhar nos gramados do nosso Estado — afirmou o doutor Matheus Prestes Baptista, médico do Pelotas
— Ele está evoluindo a cada dia, com trabalhos em dois períodos diários. Estamos aumentando a minutagem de treinos, de forma gradativa, além de um trabalho complementar de academia — disse o preparador físico Roberto Recart, que complementou:
— O Walter está se dedicando ao máximo para atingir a melhor condição possível.
Walter passa grande parte do dia na Boca do Lobo. Além dos treinos, seja no gramado do estádio, na academia ou no CT Parque Lobão, o atacante faz todas as refeições na cozinha do clube e realiza trabalhos de prevenção com o fisioterapeuta.
— O fato de estar acima do peso demanda certos cuidados, já que também é um cara com histórico de lesões ligamentares. Por isso, junto com a preparação física, montamos uma rotina adequada. E não temos o que reclamar dele. Sempre seguiu à risca o que foi proposto — destacou Felipe Cruz.
Restam três rodadas para o encerramento da primeira fase da Divisão de Acesso. O Pelotas está na quarta posição do Grupo B, com 16 pontos, e ainda briga por uma vaga na próxima fase, onde estarão os quatro primeiros de cada chave.
Neste domingo, o áureo-cerúleo visitará o Bagé, às 15h, em um confronto direto que poderá colocar o clube em boas condições de estar nas quartas de final.
Também fora de casa, o Pelotas enfrentará mais um confronto direto com o Inter-SM, e depois fechará a fase de grupos com o já classificado Santa Cruz. Apenas os finalistas da competição vão garantir o acesso à Série A em 2024. Ao campeão da Copa FGF, competição que o time pelotense também disputa, será dada uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.