Sem poder contar com Yoandy Leal no início da Liga das Nações, o técnico Renan Dal Zotto acelerou o processo de renovação na seleção brasileira masculina de vôlei. Nesta sexta-feira (19), ele convocou mais dois jovens para compor a equipe que estreará na competição, em junho, no Canadá. São eles o ponteiro Arthur Bento e o central Thiery.
Arthur, de apenas 18 anos, foi campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) sub-19 pelo Minas Tênis Clube e vice-campeão da última edição da Superliga. Thiery, por sua vez, tem 19 anos e conquistou o título do CBI sub-21 pelo Sesi-SP. Antes, Renan já havia convocado pela primeira vez o central/oposto Judson, de 25, que foi destaque da Superliga pelo Suzano Vôlei.
Os jovens atletas vão atuar ao lado de figuras experientes, como Bruninho, Lucão e Lucarelli, todos campeões olímpicos nos Jogos do Rio-2016. E vão compensar, em parte, as ausências de Leal, que pediu para ficar fora do início da competição por questões pessoais, e Wallace de Souza, que voltou à seleção no ano passado, mas não poderá jogar por conta da suspensão aplicada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
— O processo de renovação da seleção brasileira é constante, e uma competição longa como a Liga das Nações nos proporciona esse tipo de situação. Essa mescla de experiência e juventude é muito importante para a formação da equipe. Nesse primeiro momento vamos ter a ausência do Leal. Conversamos, e ele vai precisar de um tempo para resolver questões pessoais. Estamos em contato e contamos com ele para a sequência da competição — explicou Renan.
A lista inicial de convocados da seleção tem os levantadores Bruninho, Fernando Cachopa e Matheus Brasília; os ponteiros Adriano, Arthur Bento, Henrique Honorato, Lucarelli, Vaccari e Victor Birigüi; os opostos Abouba, Alan, Darlan e Felipe Roque; os centrais Flavio, Judson, Lucão, Otávio e Thiery; e os líberos Alê, Maique e Thales.
A primeira semana da Liga das Nações será disputada na cidade canadense de Ottawa, entre os dias 7 e 11 de junho. O Brasil estreará contra a Alemanha no dia 7, às 21 horas (de Brasília). Depois os adversários serão Argentina (dia 8), Cuba (10) e Estados Unidos (11).