A equipe brasileira conquistou duas medalhas de bronze na Semana Olímpica de Vela em Hyères, na França. A competição foi encerrada no final de semana e é uma das principais do calendário da modalidade.
Bicampeãs olímpicas e vencedoras do Troféu Princesa Sofia, na Espanha, Martine Grael e Kahena Kunze enfrentaram dificuldades ao longo da semana no mais antigo balneário da Riviera Francesa e entraram na última regata em sexto lugar na classificação geral da classe 49erFX. Com uma boa apresentação na medal race, elas cruzaram em terceiro e conseguiram se recuperar e assegurar um lugar no pódio, ao lado das holandesas Odile van Aanholt e Annette Duetz, que ficaram com o ouro, e das italianas Jana Germani e Giorgia Bertuzzi, que garantiram a prata.
— Foi mais uma experiência incrível contra as melhores equipes do mundo. As condições nem sempre foram favoráveis, mas, com muita união e superação sempre, conseguimos a medalha de bronze — disse Martine em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
Já na classe IQFoil masculino, Mateus Isaac liderou as regatas eliminatórias, mas na decisão não conseguiu confirmar a primeira posição e ficou com a medalha de bronze. O paulista foi superado pelo francês Fabien Pianazza, ouro, e o turco Onur Biriz, prata.
— Fiz uma ótima largada na última regata, mas acabei tendo uma colisão com um atleta da Turquia. Nós dois ficamos em uma situação complicada em uma boia do percurso e ambos não sabemos quem estava certo ou errado. Fico um pouco triste pelo acontecido, que prejudicou chegar no topo do pódio, mas faz parte da regata — disse Mateus à CBVela.
Outros barcos brasileiros participaram da 54ª edição do evento que contou com velejadores de 60 países em 10 classes olímpicas. Juliana Duque e Rafael Martins finalizaram em 35º lugar na classe 470, que agora é mista. Marco Grael e Gabriel Simões fecharam na 41ª posição na classe 49er. Lucas Fonseca e Bruno Lobo foram 23º e 36º, respectivamente, na Fórmula Kite masculino.
Maria do Socorro Reis foi a 36ª colocada na Fórmula Kite feminina. enquanto Gabriella Kidd foi a 72º na ILCA 6 (Laser feminino). Pedro Madureira foi o 131º no ILCA 7 (Laser masculino) e João Siemsen e Martina Arndt finalizaram em 26º lugar na Nacra 17.