As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram neste sábado (8), o título da casse 49erFX do Troféu Princesa Sofia, uma das mais tradicionais competições de vela do mundo. Bicampeãs olímpicas, elas entraram na regata de medalha na liderança e confirmaram a primeira posição ao vencerem a última disputa na ilha de Mallorca, na Espanha.
Com 61 pontos perdidos, elas ficaram 15 à frente das atuais campeãs mundiais, as holandesas Odile Van Aaanholt/Annette Duetz, que ficaram em segundo neste sábado e ultrapassaram as argentinas Maria Sol Branz e Cecilia Carranza Saroli, que terminaram em terceiro e asseguraram a medalha de bronze.
Martine e Kahena agora miram a disputa da Semana Olímpica Francesa, em Hyeres, de 22 a 29 de abril. O foco maior da temporada está no Campeonato Mundial, que distribuirá vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, e que será disputado entre 10 e 20 de agosto, na Holanda.
Esta foi a 52ª edição do Troféu Princesa Sofia e o Brasil ainda teve outros 19 velejadores. Na classe 470, que agora é mista, Fernanda Oliveira e Rodolfo Streibel (Clube dos Jangadeiros) finalizaram em 25º, uma posição à frente de Henrique Haddad e Isabel Swan. Rodrigo Duarte e Ana Luiza Barbachan terminaram em 37º e Juliana Duque e Rafael Martins, em 48º lugar. Os japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka levaram o título.
Bruno Lobo, da Fórmula Kite, foi em 11º colocado e obteve o segundo melhor desempenho brasileiro em Mallorca. A prova teve como vencedor Maximilian Maeder, de Cingapura. Outro brasileiro, Lucas Fonseca, acabou na 35 posição. A disputa feminina foi vencida pela francesa Lauriane Nolot.
Na IQFoil, Mateus Isaac acabou na 65ª colocação na disputa masculina, enquanto Giovanna Prada ficou com a 58ª e Bruna Martinelli encerrou na 71ª posição. Os britânicos fizeram a festa nesta classe, com os triunfos de Samuel Oliver e Emma Wilson.
Marco Grael e Gabriel Simões fecharam na 47ª posição da 49er, que teve os neo-zelandeses Logan Dunn e Oscar Gunn, como campeões. Na Nacra 17, João Siemsen e Marina Arndt ficaram em 27º lugar. Os vencedores foram os britânicos John Gimson e Anna Burnet.
Já na Laser feminina, a agora chamada ILCA 6, Gabriella Kidd ficou com a 75ª colocação. O título foi conquistado pela holandesa Marit Boumeester. Já na disputa masculina, a ILCA 7, Pedro Madureira completou em 132º. O britânico Michael Beckett levou o ouro.