O gaúcho Samuel Albrecht e a carioca Gabriela Nicolino conquistaram no sábado (11) em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, a vaga brasileira para da classe Nacra 17 da vela para os Jogos Pan-Americanos de Santiago.
A dupla de velejadores, que foi medalhista de bronze dos Jogos de 2019 em Lima, no Peru, obteve a vaga em uma seletiva realizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Apenas duas equipes concorreram, sendo Samuel e Gabriela contra os velejadores João Siemsen e Marina Arndt. A disputa foi prevista para durar uma semana e ter 15 regatas, foi altamente concorrida em razão da grande qualidade técnica das duplas.
Nas 12 primeiras regatas realizadas até a sexta-feira, as equipes chegaram empatadas para a decisão de sábado. Samuca e Gabi tiveram um melhor dia, vencendo duas das três disputas programadas para o encerramento.
— Foi uma semana sofrida, pegada, e só no final e a vaga veio pra gente com muito esforço. A primeira regata vencemos por precisamente três segundos de vantagem— disse a proeira Gab
Finalistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o velejador do Veleiros do Sul e a atleta do Iate Clube do Rio de Janeiro ostentam o título do sul-americano da classe mista, o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima de 2019 e o vice-campeonato da Copa do Mundo de Vela etapa Miami em 2019.