Aryna Sabalenka vive o início de temporada mais vencedor de sua carreira. Número 2 do mundo, a bielorrussa chega à quarta decisão em 2023. De maneira arrasadora, ela eliminou a russa Anastasia Potapova na semifinal do WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha, por 6/1 e 6/2 e pelo terceiro ano seguido faz a final do torneio, Sua adversária será a polonesa Iga Świątek. A líder do ranking avançou após a tunisiana Ons Jabeur abandonar por causa de uma lesão na panturrilha esquerda quando perdia por 3 a 0, ainda no primeiro set.
Nas finais anteriores, Sabalenka foi vice-campeã em 2021, quando levou uma virada da australiana Ashleigh Barty. No ano passado, foi totalmente dominada por Świątek, caindo por duplo 6/2. Agora, busca a revanche para desencantar na competição.
Os resultados do ano aumentam a confiança da jogadora que completará 25 anos no próximo dia 5 de maio. Ao superar Popatova, ela alcançou sua 23ª vitória na temporada, contra apenas três derrotas. Segunda no ranking, a tenista conquistou o WTA 500 de Adelaide e o Aberto da Austrália, além de ser vice em Indian Wells.
A bielorrussa ganhou o último encontro com Świątek, em novembro de 2022, na semifinal do WTA Finals - repetindo triunfo na competição de 2021. Antes, porém, vinha de quatro derrotas seguidas: Aberto dos EUA, Roma, Stuttgart e Doha. Elas se enfrentarão pela sétima vez.
Apesar de ter vencido rapidamente, Aryna Sabalenka em tese chega um pouco mais desgastada, pois teve de disputar dois sets na semifinal, enquanto Iga Świątek necessitou somente de três games em sua partida por causa da lesão de Jabeur.
Depois de um ponto bastante disputado, com trocas de bolas intensas, a tunisiana sentiu de vez a lesão no fundo da quadra e após perder o game, optou por abandonar a partida. Saiu ovacionada, mas chorando muito pela desistência e o problema muscular.