O União Corinthians voltou a jogar pelo Novo Basquete Brasil (NBB) na noite desta terça-feira (7) diante do São Paulo, fora de casa, e acabou derrotado por 99 a 76. Este foi o 16º tropeço da equipe de Santa Cruz do Sul em 23 jogos na competição. O resultado deixa o time dirigido por Athos Calderaro ainda na 12ª posição, a última de classificação para os playoffs. Já o time paulista venceu 20 de suas 26 partidas e é o terceiro colocado, atrás apenas do líder invicto Franca Basquete e do Flamengo, segundo.
Nos primeiros minutos de jogo no Ginásio do Morumbi, o União Corinthians conseguiu surpreender o São Paulo, com uma boa marcação e qualidade no ataque, especialmente nos arremessos da linha dos três. Paulichi, Augusto e Vithinho colocaram a equipe gaúcha à frente do placar, com 12 a 7. Outro destaque era o pivô Guilherme Teichmann, com assistências e pontos importantes e fez 25 a 22.
Mas no segundo quarto o rendimento caiu e o time paulista buscou a igualdade com Malcolm Miller em bola de três (27 a 27). As trocas para descansar titulares também pesaram e o São Paulo assumiu o controle na metade do período e foi abrindo vantagem.
Com 3min30seg por jogar, o pivô Ralfi Ansaloni acertou uma bola de fora e os paulistas abriram sete pontos (43 a 36). Betinho também veio do banco e foi fundamental para que o atual vice-campeão mundial fosse para o intervalo vencendo por 50 a 42. O armador marcou oito pontos e deu quatro assistências. Ansaloni terminou com 12 e cinco rebotes.
Lucas Siewert, que também entrou na rotação, marcou 11. Paulichi e Federico Aguerre, ambos com oito, e Teichmann, com seis pontos, quatro rebotes e três assistências foram os melhores para o time gaúcho.
Siewert on fire amplia a vantagem
O terceiro período começou da mesma forma que encerrou o segundo, com o São Paulo dominando e tendo Lucas Siewert como destaque. Com bolas de três sucessivas, ele fez o time da casa chegar a 61 a 47 com 6min40seg por jogar. No final da etapa, o placar apontava 74 a 57 para o campeão da última edição da Liga das Américas.
Nos 10 minutos finais, os paulistas seguiram dominando e, mesmo rodando todo o grupo, o time do técnico Bruno Mortari não foi ameaçado e fechou a partida em 99 a 76. Siewert terminou como cestinha com 21 pontos, além de cinco rebotes. Túlio da Silva terminou com um duplo-duplo de 13 pontos e 10 rebotes, Ansaloni marcou 12 e pegou seis rebotes. Enquanto Elinho fez 11 e distribuiu sete assistências.
Pelo União Corinthians, os melhores foram Vithinho com 13 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, o argentino Aguerre que também fez 13 pontos, o americano Mike Simms com 12 e Guilherme Teichmann, com oito pontos, sete rebotes e quatro assistências.
O próximo jogo do time de Santa Cruz do Sul será diante do Paulistano, também em São Paulo, na próxima quinta-feira (9), às 19h.