A preparação para a Copa do Mundo 2023 começou da melhor forma para a Seleção Brasileira. Diante do Japão, na rodada de abertura da SheBelieves Cup, o Brasil venceu por 1 a 0, no Exploria Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos. O resultado positivo veio graças às estrelas de Debinha, a maior artilheira da Era Pia que voltou a balançar as redes, e Marta, que retornou de lesão ligamentar no joelho esquerdo e deu o passe decisivo para a vitória desta quinta-feira (16).
O primeiro amistoso de 2023 teve duas novidades na escalação da técnica Pia Sundhage. A zagueira Rafaelle e a Júlia Bianchi iniciaram entre as titulares nos lugares de Kathellen e Ary Borges, que haviam atuado diante do Canadá, no último teste da Seleção Brasileira. A craque Marta iniciou no banco de reservas.
A etapa inicial não foi de desequilíbrio técnico em favor de nenhum lado e também demorou a ter as chances de maior perigo. O Japão tentou aos 12, com Miyake. A lateral-esquerda bateu de primeira, mas a bola explodiu na zagueira Tainara e, na sequência, o Brasil recuperou a posse de bola e afastou o perigo.
Nos minutos seguintes, foi a vez de o Brasil aproximar-se de balançar as redes. Aos 13, Bia Zaneratto aproveitou o contra-ataque e, em velocidade, conseguiu invadir a área, mas ficou sem ângulo e parou na goleira Momoko Tanaka. Depois, aos 20, Geyse quem desperdiçou. Após jogada de Bia Zaneratto, a atacante do Barcelona foi lançada na área, driblou a goleira adversária, mas a zaga japonesa conseguiu impedir a finalização da brasileira.
Foi nos últimos minutos que o Japão começou a gostar do jogo. Aos 36, Sugita tentou o chute cruzado, mas a bola desviou em Bruninha e sobrou para que Shimizu finalizasse para fora. Depois, aos 41, após cobrança de escanteio, Miyazawa chutou de primeira, mas a bola saiu pela linha de fundo.
A fim de observar mais peças e, também, buscar a vitória, a técnica Pia Sundhage promoveu três trocas para o segundo tempo: a zagueira Lauren, a meia Ana Vitória e a atacante Nycole entraram na partida nos lugares de Tainara, Julia Bianchi e Geyse, respectivamente.
Na etapa complementar, a Seleção Brasileira apresentava uma postura mais ofensiva. Logo aos quatro minutos, Bia Zaneratto serviu Debinha, na grande área, mas a atacante brasileira foi travada pela zagueira Minami quando tentou a finalização.
Depois, aos oito, a oportunidade foi de Nycole. Recém lançado ao time, a jogadora do Benfica chutou cruzado, porém a goleira Momoko Tanaka espalmou em escanteio. Na cobrança de Tamires, Kerolin subiu mais alto que a defesa japonesa, mas Tanaka fez defesa segura.
Aos 22, a técnica Pia recorreu à estrela de Marta para mudar o resultado da partida. A camisa 10 entrou no lugar de Bia Zaneratto. Junto dela, a lateral-esquerda Yasmim também ganhou uma oportunidade, na vaga de Tamires.
A craque do Brasil precisou de apenas quatro minutos para mostrar, mais uma vez, porque foi eleita seis vezes a melhor do mundo. Em cruzamento rasteiro pela esquerda, serviu Debinha. A atacante brasileira finalizou de primeira, estufou as redes e colocou a Seleção à frente no marcador no primeiro teste da temporada.
Após deixar o seu, a maior artilheira da Era Pia deixou o gramado. A atacante Gabi Nunes, do Madrid CFF, ganhou oportunidade nos minutos finais do embate.
Antes de o apito final, o Japão ainda teve grandes chances de igualar o placar. Aos 34, Yasmim errou e perdeu a bola, a atacante Hamano cruzou rasteiro para que Kobayashi finalizasse por cima da meta de Lorena. Dois minutos depois, Hamano recebeu na entrada da área e chutou forte, mas no travessão.
O Brasil segurou o resultado e, agora, se prepara para o segundo teste da temporada. O embate com o Canadá ocorre no próximo domingo (19), às 17h30min, no Geodis Park.
SheBelieves Cup
Japão 0x1 Brasil
Primeira rodada - 16/2/2023
JAPÃO
Momoko Tanaka; Shimizu, Minami, Miyame e Kumagai; Fuka Nagano, Hasegawa (Rikako Kobayashi, 20'/2º), Sugita (Endo, 10'/2º), Hinata Miyazawa (Hayashi, 20'/2º) e Aoba Fujino; Riko Ueki (Maika Hamano, 10'/2º). Técnico: Futoshi Ikeda.
BRASIL
Lorena; Bruninha, Tainara (Lauren, INT), Rafaelle e Tamires (Yasmim, 22'/2º); Julia Bianchi (Ana Vitória, INT), Kerolin, Adriana e Bia Zaneratto (Marta, 22'/2º); Debinha (Gabi Nunes, 36'/2º) e Geyse (Nycole, INT). Técnica: Pia Sundhage.
Gols: Debinha, aos 26 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Miyake (J)
Local: Exploria Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos
Próximo jogo
19/2, 17h30min
Brasil x Canadá