Após o jogador de vôlei Wallace de Souza ter sugerido, em publicação no Instagram, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levasse um "tiro na cara", o Sada Cruzeiro anunciou, nesta terça-feira (31), que o atleta será suspenso por tempo indeterminado.
Em nota, o clube de Wallace afirmou que, conforme previsto em contrato, o jogador será punido com "afastamento e suspensão por tempo indeterminado a partir desta terça-feira" e que espera que o episódio "sirva de aprendizado para todos, com uma reflexão sobre o uso consciente das redes sociais".
Apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas urnas pelo petista nas eleições do ano passado, Wallace apoia a ampliação do acesso às armas pela população.
Nas primeiras horas desta terça-feira, o jogador fez uma série de postagens sobre a sua experiência em um stand de tiro. Ao abrir uma caixa de perguntas em seu perfil, recebeu uma sugestão de que o presidente Lula levasse um tiro na cara. Em resposta, o jogador de vôlei abriu uma enquete para perguntar a opinião dos seus seguidores sobre a ideia. "Alguém faria isso: sim ou não?", escreveu. Posteriormente, apagou a postagem.
Mais tarde, o atleta voltou às redes sociais para pedir desculpas em vídeo, no qual classificou o seu comentário como um "post infeliz". Em seu pronunciamento, frisou ainda que "não tinha intenção de incitar a violência".
Leia a nota oficial do Sada Cruzeiro na íntegra:
"A diretoria do Sada Cruzeiro, reforça, novamente, que repudia qualquer ato que possa significar incitação à violência, após as postagens do atleta Wallace. Atento aos desdobramentos, o clube informa que vem tomando providências diante do fato. O clube exigiu do atleta Wallace a plena retratação e um pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos com as suas postagens.
Conforme previsto em contrato, o Sada Cruzeiro informa que Wallace será punido com afastamento e uma suspensão por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira.
Esperamos que o episódio sirva de aprendizado para todos, com uma reflexão sobre o uso consciente das redes sociais, e da responsabilidade que cada um tem em disseminar bons valores. O esporte deve ser uma ferramenta para propagar igualdade, tolerância e respeito"