A bielorrussa Iryna Shymanovich, radicada no Rio de Janeiro e que treina na Rio Tennis Academy, conquistou, neste sábado (3), o título do Aberto da República disputado na academia. O evento é o maior evento feminino do Brasil, com premiação de US$ 60 mil, e é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis.
Shymanovich, ex-número dois do mundo juvenil e atual 316ª colocada do ranking mundial, superou a amiga e russa Irina Khromacheva por 2 sets a 1 com parciais de 6/2, 5/7 e 6/4, após 2h32min de partida. Esta é a maior conquista da jogadora de 25 anos que também terá seu melhor ranking ficando entre as 245 na nova classificação da WTA. Khromacheva deverá ganhar cerca de trinta posições, colando no top 200, e entrando no qualificatório do Aberto da Austrália de 2023.
— Não há palavras para descrever. Estou tão feliz agora e a sensação é incrível . Venho trabalhando por isso há um bom tempo e estou feliz por conseguir isso. É sempre difícil jogar contra uma grande amiga, ela é uma grande jogadora e lutadora. Foi uma final complicada, cheia de emoções . Estou feliz com minha vitória hoje. Me sinto bem em poder finalizar o ano e começar o novo com meu melhor ranking — comentou Shymanovich.
A bielorrussa treina desde março no Rio de Janeiro quando veio para o Brasil e apesar de ainda não estar muito familiarizada com a cidade, já se sente em casa.
— Ainda não consegui ver muita coisa no Rio de Janeiro porque estou treinando ou viajando. Depois dos longos dias fico cansada e fica difícil ir a algum lugar, mas amo as pessoas do Rio de Janeiro. O clima é bom e quente . Estou me sentindo muito bem aqui, em casa— garante.