O Juventude busca seu primeiro título desde a reabertura do departamento feminino. Neste domingo (6), às 16h30min, as Esmeraldas recebem o Elite no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, para buscar a conquista do Interior no Gauchão Feminino.
As alviverdes acumulam oito vitórias, dois empates e três derrotas no Estadual. Além de 41 gols marcados e 16 sofridos. Durante a campanha, alcançaram a maior sequência invicta de um time do Interior no Gauchão. A meta, agora, é consagrar a boa temporada com o título.
— É importante para confirmar a campanha do ano. Temos de fechar com chave de ouro, com resultado positivo. A Série A-3 foi importante para elas sentirem o que podia ser feito. Apesar do resultado não ter sido positivo, as apresentações foram boas. Fizemos comparações com esses jogos para os que viriam a seguir. Elas acreditaram que dava. E é nítido o crescimento das gurias de uma competição para a outra. É uma afirmação da campanha e um incentivo para o ano que vem. Elas estão motivadas para fazer um jogo competitivo contra o Elite — exalta o técnico Luciano Brandalise em entrevista à GZH.
Pela frente, as Esmeraldas terão o Elite, de Santo Ângelo. Na segunda fase, as equipes se enfrentaram em Caxias do Sul e o Ju saiu com a vitória, por 6 a 0. No entanto, mesmo com o retrospecto positivo, o discurso não é de jogo ganho. Inclusive, pelo que já aconteceu durante o campeonato: o Brasil-Far, bicampeão do Interior, foi eliminado na primeira fase. Enquanto o atual detentor da taça, Flamengo de São Pedro, não foi às semis.
— O jogo vai ser disputado. É uma final. Muda todo contexto da partida. Elas vêm para fazer uma partida de exceção, e as gurias já estão vacinadas contra as zebras. O Brasil-Far ficou fora (da segunda fase) para o Oriente. A mesma coisa o Flamengo (de São Pedro): era favorito contra o Elite e também não conseguiu (avançar). Então, exemplos temos de soba. E vamos tentar retomar o nosso modelo de jogo, que vínhamos fazendo anteriormente, estamos treinando forte, estudando muito o adversário.
Para ir em busca do título, o Juventude também contará com o apoio da torcida. Por ter a melhor campanha, as Esmeraldas serão mandantes no jogo único, que ocorrerá no Alfredo Jaconi. Será a segunda vez que atuarão no estádio principal da clube. A primeira, o 1 a 0 contra o Brasil-Far, registrou o maior público de um time do Interior no Estadual: 1027 pessoas.
— Na quarta-feira, contra o Coritiba, fomos assistir ao jogo (do masculino, pelo Brasileirão) e muitos torcedores vieram falar conosco que irão à partida. Estamos os convidando para vir, ajudar as gurias. O clube também fará muitas promoções, para chamar o público. A nossa meta é colocar mais gente do que no duelo com o Brasil-Far. É um incentivo às gurias para trazer este título para o Juventude.
Para ingressar no estádio e torcer para as gurias, os jaconeros precisarão levar 2 kgs de alimentos não-perecíveis ao Alfredo Jaconi no domingo, às 16h30min. A meta é que o número de presentes seja ainda maior do que naquele embate de 7 de setembro.