A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou a data e o horário da final do Interior do Gauchão Feminino. A partida entre Juventude e Elite ocorre neste domingo (6), às 16h30min, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
O jogo será realizado na mesma data em que Grêmio e Inter decidirão o campeão do Estadual. As equipes da Capital entram em campo às 13h45min. De acordo com a apuração de GZH, a ideia, na segunda-feira (31), era de que a partida ocorresse às 15h, coincidindo com o Gre-Nal. No entanto, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, afirma que isso não foi cogitado.
— Estávamos buscando o melhor horário sem nunca ter pensado em fazer no horário que coincidisse com o Gre-Nal. Temos um problema de jogar no sábado, que as gurias do Elite não conseguem, e o jogo teria de ser no domingo, dia 6 — afirmou em entrevista à GZH.
Esta será a primeira vez em que o título do Interior será disputado depois do campeão estadual ser conhecido. Em 2019, a partida ocorreu de manhã, enquanto a finalíssima foi realizada na parte da tarde. Nas últimas duas temporadas, no entanto, a busca pelo terceiro lugar ocorreu na véspera do Gre-Nal. A FGF alega que isso também foi colocado em discussão. Tradicionalmente, a disputa pelo título encerra as competições.
— É claro que foi (colocado em discussão), só que não sabemos como é a logística dessas meninas que vêm de Santo Ângelo, a dificuldade que elas têm. Como o Gre-Nal é 13h45min, é muito cedo. A final do Interior teria de começar muito cedo da manhã de domingo. Então, para escapar do horário da finalíssima e não fazer no domingo tão cedo, a gente entendeu por fazer justamente no horário que já tivesse acabado o Gre-Nal — explicou.
A ideia inicial da FGF, no entanto, era de que a partida fosse no dia 5 de novembro (sábado), às 15h. A entidade defende que o jogo precisou mudar de horário por pedido do Elite. A equipe de Santo Ângelo acabou eliminada do Estadual no último sábado (28), quando foi derrotada pelo Grêmio por 12 a 0 no Vieirão, em Gravataí.
— Eles alegaram que teriam meninas que não conseguiriam jogar no sábado e nem à noite, porque trabalham — afirmou.
O presidente Luciano Hocsman confirmou, ainda, que estará presente nas duas premiações: na que definirá o campeão, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre; e na que sagrará o campeão do Interior, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
— Eu vou no Gre-Nal e vou no Interior também. Marquei para 16h30min para chegar a tempo lá (em Caxias do Sul)— confirmou.
Quem sair vencedor do embate garantirá vaga no Brasileirão Feminino A-3 de 2023. Além disso, a equipe também ganhará R$ 10 mil de premiação, troféu e medalhas.