As Gurias Gremistas estão na final do Gauchão Feminino. Neste sábado (29), diante da sua torcida no Vieirão, o time voltou a golear o Elite e carimbou o passaporte para a decisão. O placar de 12 a 0 teve as participações de Raissa Bahia (cinco vezes), Dani Barão (duas vezes), Dani Ortolan (duas vezes), Gaby Santos (duas vezes), e Emmily Karla. Na partida de ida, o Grêmio havia vencido por 8 a 0.
O Tricolor agora terá o clássico contra as Gurias Coloradas na final do título. Pela melhor campanha nas duas fases, o jogo de volta será com mando gremista. A FGF ainda irá oficializar as datas, horários e locais.
Com a vantagem construída na ida, a técnica Patrícia Gusmão optou por dar rodagem a outras atletas do elenco, especialmente das categorias de base. A escalação inicial ainda teve o retorno de Lorena, recuperada de lesão. As onze iniciais foram Lorena; Laís Giacomel, Mónica Ramos, Brito e Jéssica Soares; Tchula, Lari Sanchez e Raissa Bahia; Emmily Karla, Dani Barão e Dani Ortolan.
Apesar de uma escalação diferente, os frutos começaram a aparecer logo aos 8 minutos. Com presença constante no ataque, Dani Barão aproveitou a sobra, driblou a defesa e bateu rasteiro, no cantinho do gol defendido por Andreia.
Além do gol, a atacante gremista apareceu para dar assistência aos 11 minutos. Novamente com superioridade sobre a zaga adversária, Dani Barão conseguiu o cruzamento para Emmily Karla, contratada para o Estadual, para marcar de cabeça.
Mesmo com a parada para resfriamento, o Elite não conseguiu se encontrar no jogo. Mesmo com a vantagem, as Gurias Gremistas seguiram criando chances. Dani Barão, que já tinha marcado, apareceu aos 18 minutos para aproveitar o cruzamento e cabecear, de forma certeira, para o fundo do gol. Grêmio 3 a 0.
Aos 20 minutos, Raissa Bahia também quis aproveitar a chance com titular e tratou de marcar logo três gols. O primeiro saiu após aproveitar a defesa da goleira Andreia. A bola caiu em seu pé, e a meia mandou um chute forte no ângulo. O segundo, aos 31, foi construído da mesma forma. Depois do cruzamento para a área, a goleira do Elite conseguiu fazer a defesa, e a camisa 31 aparece para fazer o domínio e chutar forte, sem chances. O terceiro saiu após o cruzamento rasteiro da Núbia, quando ela finalizou de primeira para o fundo das redes.
Ainda antes do apito final, o placar de 7 a 0 teve o gol de Dani Ortolan. Em mais uma jogada de linha de fundo, a bola foi alçada para a área e camisa 19 subiu mais que a defesa para acertar o ângulo esquerdo.
Na etapa final, com mais modificações na equipe, a técnica Patrícia Gusmão ainda viu suas comandadas balançarem as redes mais cinco vezes. Dani Ortolan, novamente, começou a contagem aos 9 minutos. Após a confusão dentro da pequena área, a centroavante estava no lugar certo e, cara a cara com a goleira, teve a tranquilidade para marcar o seu segundo tento. Grêmio 8 a 0.
Raissa Bahia, que já havia marcado três, marcou ainda mais duas vezes. Aos 20 minutos, recebeu na entrada da grande área e mostrou mais uma virtude: o chute potente longe. A conclusão saiu sem chances de defesa. Seu quinto gol foi praticamente um novo replay. Depois de ficar com a posse, bateu rasteiro no canto esquerdo de Andreia, e balançou as redes mais uma vez.
Os dois gols complementares foram marcados depois do relógio apontava os 40 minutos, e com assinatura única de Gaby Santos. A jovem das categorias de base construiu jogada pelo lado direito e arriscou a conclusão. O chute acabou desviando na defesa e entrando para o fundo do gol. Na sequência, aos 44, ela apareceu na pequena área para aproveitar o cruzamento. Se adiantando à marcação, conseguiu desviar para as redes. Placar final de 12 a 0 para o Grêmio.
O Tricolor agora buscar consolidar o desempenho na final. A última vez em que foi campeão foi na edição de 2018.