As Gurias Coloradas estão confirmadas em mais uma decisão de título do Gauchão Feminino. A vaga foi consolidada com a vitória sobre o Juventude, por 4 a 0, neste sábado (29), no Sesc, em Porto Alegre. Fabi Simões, Ju Ferreira, Lelê e Djeni marcaram os gols na partida de volta das semifinais.
A disputa do título de 2022 será contra o Grêmio, que eliminou o Elite. As partidas serão de ida e volta, com o primeiro jogo com mando colorado. Resta a oficialização por parte da FGF.
O confronto no Sesc marcou dois retornos: o técnico Maurício Salgado, que estava comandando a seleção universitária, e a meio-campista Djeni. Um dos destaques do Inter nas última temporadas, a atleta só conseguiu entrar em campo em duas partidas na temporada por conta de lesão. A última vez que Djeni havia sido relacionada foi em março, pelo Brasileirão, contra o Cresspom-DF.
Em busca da classificação, as Gurias Coloradas foram a campo com a mesma formação do jogo de ida: May; Tamara Bolt, Bruna Benites, Sorriso e Isabela; Capelinha, Ju Ferreira e Duda Sampaio; Maiara, Fabi Simões e Lelê.
Mesmo com a vantagem, o Inter iniciou os primeiros minutos pressionando. Aos quatro minutos, Isabela foi acionada pelo lado esquerdo, invadindo a pequena área. A lateral conseguiu o desvio para o centro da área, mas Lelê não conseguiu empurrar para os fundo das redes. Aos 13, a centroavante teve mais uma oportunidade clara. Na jogada de Duda Sampaio, a camisa 9 recebeu cara a cara com a goleira Renata, mas a conclusão saiu por cima da meta.
De longe, Ju Ferreira também arriscou, mas o chute saiu fraco, à direita do gol do Ju. Até a parada para resfriamento, aos 21 minutos, as Gurias Coloradas empilhavam chances, mas o placar ainda não havia sido alterado.
Na bola parada, faltou capricho para a cobrança de Duda Sampaio não entrar. Na meia-lua da grade área, a camisa 10 bateu direto, colocado, mas o chute não entrou por detalhe, aos 26 minutos.
Três minutos depois, Maiara foi derrubada dentro da pequena área e arbitragem não teve dúvida: pênalti para o Inter. Fabi Simões foi para cobrança e não deixou escapar a oportunidade. Chute forte, no canto esquerdo da goleira do Ju, para ampliar a vantagem das Gurias Coloradas: 1 a 0.
Aos 33 minutos, veio nova oportunidade de ampliar. Na construção de Fabi Simões pelo lado direito, a bola foi alçada para a pequena área, e por detalhe o desvio de carrinho de Maiara não entrou no canto direito.
A pressão surtiu efeito na jogada seguinte. Apesar da defesa da goleira Sabrina fazer grande defesa no primeiro chute, o rebote caiu novamente nos pés de Ju Ferreira, que teve tranquilidade para bater com categoria e anotar o segundo gol do jogo aos 36 minutos.
A vantagem construída pelo Inter desestabilizou o time da Serra. Um minuto depois, aos 37, Maiara avançou pelo lado direito e cruzou na medida para Lelê chegar empurrando para o fundo das redes. Inter 3 a 0.
Em uma das poucas chances criadas pelas visitantes, Grazi tentou surpreender a goleira May e arriscou o chute da intermediária, mas o chute saiu por cima do ângulo esquerdo de May.
Aos 44 minutos, o Inter ganhou uma preocupação. Duda Sampaio sofreu uma falta forte no tornozelo esquerdo e precisou deixar o campo carregada, sem conseguir colocar o pé esquerdo no chão. Eskerdinha entrou na partida no lugar da camisa 10. A reportagem de GZH conseguiu falar com a comissão técnico no intervalo e foi informado que se trava de um torção leve.
Com a vantagem no mata-mata, o técnico Maurício Salgado aproveitou a volta do intervalo para promover mudanças no time. Djeni, Priscila e Isa Hass entraram nas vagas de Fabi Simões, Capelinha e Lelê, respectivamente.
Na etapa final, o Juventude foi o primeiro time a abrir a contagem das finalizações. Aos 7 minutos, Bruna, da intermediária, alçou a bola na área. Carol Sangue brigou com a zaga do Inter e conseguiu e conclusão, mas May apareceu para espalmar e impedir o gol.
Com o resultado a seu favor, as Gurias Coloradas reduziram o ritmo. Com novas caras em campo, a dificuldade aparecia na trama final das jogadas. Aos 24 minutos, Maiara tentou o passe em profundidade para Eskerdinha, mas a lateral-esquerda não observou a tentativa da companheira.
Aos 28 minutos, o Inter teve oportunidade clara em lance de bola parada. Na meia-lua da intermediária, Eskerdinha bateu direto e Sabrina se esticou toda para evitar o gol no canto direito. Já nos lances finais, Maiara fez bela jogada, passou pela defesa e bateu forte na entrada da grande área. A conclusão saiu por cima do travessão.
Aos 43 minutos, um dos lances mais comemorados pela torcida. Djeni, que estava retornando de lesão, pressionou a saída adversária e a goleira Sabrina derrubou a meio-campista dentro da pequena área. Com o apelo das arquibancadas, a própria camisa foi para a cobrança. O chute no ângulo não deu chances para a arqueira adversária e uma das referências das Gurias Coloradas selava sua volta com gol.
O apito final aos 48n minutos decretou mais uma classificação das Gurias Coloradas para a decisão do Gauchão Feminino. Vem clássico Gre-Nal para disputa do título.