Turim está vivendo dias de agitação, com a presença de astros do esporte mundial nesta semana, tanto no futebol como no tênis. Além da Seleção Brasileira treinar na cidade antes de embarcar para o Catar, a capital do Piemonte é sede do ATP Finals, que reúne os oito principais tenistas da temporada, em um torneio milionário para fechar a temporada do circuito.
Os participantes deste ano são Rafael Nadal, Stefanos Tsitsipas Casper Ruud, Daniil Medveded, Andrei Rublev, Félix Auger-Aloassime, Novak Djokovic e Taylor Fritz. O fenômeno Carlos Alcaraz, novo líder do ranking mundial, teve uma lesão de última hora e não disputa o torneio.
Na primeira rodada, no domingo (13), Nadal perdeu para Taylor Fritz, e Casper Ruud derrotou Aliassime.
A competição está sendo realizada no moderna arena multiuso Pala Alpitur. Mas toda a região central de Turim está decorada com materiais de divulgação do ATP Finals, com fotos dos tenistas, bolas gigantes de tênis e uma exposição com painéis dos principais nomes de todos os tempos do tênis, com direito a imagem de Gustavo Kuerten.
A premiação deste ano prevê o valor recorde de 4,8 milhões de euros para o campeão, maior inclusive do que é pago nos torneios Grand Slam.
Nesta segunda-feira (14), enquanto Neymar desembarca em Turim, Novak Djokovic estreia no torneio diante de Stefanos Tsitsipas.