Um jogo com cara de decisão. Assim pode ser definido o confronto entre Brasil e Polônia, neste sábado (10), às 13h (de Brasília), que irá apontar um dos finalistas da 20ª edição do Campeonato Mundial masculino de vôlei. A partida será uma reedição de três das quatro últimas finais do torneio e carrega um longo histórico de rivalidade.
As duas seleções chegam à partida com campanhas idênticas. Invictas após cinco jogos, com 15 sets vencidos e três perdidos. Do lado brasileiro, o grande destaque é o ponteiro Leal, que já marcou 93 pontos e é o segundo no ranking deste Mundial, sendo o primeiro em ataque.
No time polonês, o bloqueio vem se sobressaindo ao longo do campeonato, com destaque para Bieniek, segundo melhor neste fundamento. Mas não se pode descuidar de Bartosz Kurek, que foi o MVP do Mundial de 2018 e grande nome das quartas de final contra os Estados Unidos, quando marcou 21 de seus 68 pontos até o momento.
Um outro duelo que deverá ser travado opõe os levantadores Fernando Cachopa, que assumiu a titularidade na seleção brasileira durante o jogo de estreia contra Cuba, e é o quinto melhor pelas estatísticas e Marcin Janusz, que desde 2019 é o responsável por organizar a atual bicampeã mundial.
Na história dos mundiais, Brasil e Polônia se enfrentaram em nove oportunidades, com seis vitórias polonesas e três brasileiras. Nos últimos três encontros, os europeus levaram a melhor, incluindo as finais de 2014 e 2018.
O Brasil leva vantagem no retrospecto geral. São 64 jogos oficiais, com 42 vitórias brasileiras e 22 polonesas. Nesta temporada, em junho, pela fase classificatória da Liga das Nações, a Polônia venceu por 3 a 1, o confronto realizado em Sofia, na Bulgária.
Onde assistir Brasil x Polônia
- O canal Sportv 2 anuncia a transmissão do jogo a partir das 13h
Prováveis escalações de Brasil x Polônia
Brasil: Fernando Cachopa, Lucarelli, Lucão, Wallace, Leal, Flávio e o líbero Thales. Técnico: Renan Dal Zotto.
Polônia: Janusz, Sliwka, Kockanowski, Kurek, Semeniuk, Bieniek e o líbero Zatorski. Técnico: Nikola Grbic
Local de Brasil x Polônia
- Arena Spodek (11.036 lugares), em Katoewice, na Polônia.