A anunciada nesta quinta-feira (8), morte da Rainha Elizabeth II deixou os britânicos de luto. Afinal, foram 70 anos no trono, tempo suficiente para ser parte da história dos mais diversos acontecimentos no mundo.
No caso dos Jogos Olímpicos, a monarca ostenta um recorde. Ela é a única chefe de Estado, até hoje, a declarar a abertura de duas Olimpíadas de Verão: em Montreal-1976 e Londres-2012. Na primeira, no Canadá, Elizabeth abriu os Jogos como chefe da Comunidade Britânica e, na segunda, na capital da Inglaterra, a Cerimônia de Abertura ficou marcada por uma cena em que a rainha chegava ao Estádio Olímpico de paraquedas, ao lado do personagem James Bond, interpretado pelo ator Daniel Craig.
Em 2012, algumas cenas foram gravadas no Palácio de Buckingham, quando Bond chega para conduzir a monarca até o estádio localizado no bairro de Strattford. Após recebê-lo, ela foi conduzida a um helicóptero que sobrevoou o palco que recebeu as provas de atletismo. Nesse instante, uma dublê fez o papel de ElizabEth II e fez um salto de paraquedas para simular uma chegada triunfal da rainha à cerimônia. Logo a seguir, ela apareceu nas tribunas para finalmente declarar abertos os Jogos.
Nessa mesma Olimpíada, sua neta Zara Phil Phillips, a 20ª na linhagem de sucessão ao trono britânico e filha da Princesa Anne, a única filha mulher de Elizabeth, foi medalhista de prata no hipismo, na prova por equipes de CCE (Conjunto Completo de Equitação). Ela competiu ao lado de Tina Cook, Mary King e William Fox-Pitt.
Zara é filha do capitão Mark Phillips, que conquistou uma medalha de ouro no hipismo nas Olimpíadas de Munique-1972 e uma de prata em Seul-88 na mesma prova do CCE. Mark ficou casado com Anne entre 1973 e 1992. A amazona é casada desde 1991 com Mark Tindall, ex-capitão da seleção inglesa de rúgbi.
Aliás, a mãe de Zara, a Princesa Anne também foi atleta olímpica e participou dos Jogos de Montreal-1976, quando ficou em 24º lugar na prova do adestramento. Hoje, aos 71 anos, ela é a presidente da British Olympic Association, o Comitê Olímpico Britânico, entidade que comanda o esporte no país, e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 1988.
E nesta lista de feitos de Elizabeth II com os Jogos Olímpicos, ela poderia ter participado de uma terceira Cerimônia de Abertura, antes mesmo de Montreal e Londres. Em 1956, logo no começo do seu reinado, ela poderia ter aberto os Jogos de Melbourne, na Austrália. Porém, quem foi em seu lugar foi seu marido, Philip, à época Duque de Edimburgo. Ele, inclusive, foi presidente da Federação Internacional de Hipismo, entre 1964 e 1986.
A relação da Rainha com os Jogos ainda está eternizada no Queen Elizabeth Olympic Park, o Parque Olímpico dos Jogos de Londres, localizado ao lado do estádio principal do evento de 2012, em Stattford. O local foi construído por cerca de 80 mil operários e serviu como legado esportivo para a população londrina. A área onde o parque foi erguido tem um grande shopping e é totalmente arborizada e decorada com esculturas variadas. No entorno de todo o parque estão gravados os nomes de todos os medalhistas daqueles Jogos.