Em uma das últimas partidas de sua lendária carreira, a americana Serena Williams sofreu uma derrota impressionante nesta terça-feira diante da jovem britânica Emma Raducanu na primeira rodada do WTA 1000 de Cincinnati.
Raducanu, de 19 anos, venceu Williams, de 40, por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/0 em 65 minutos de jogo na quadra central do Lindner Family Tennis Center, em Ohio, onde os torcedores aplaudiram a ex-número 1 do mundo de pé.
Vencedora de 23 torneios do Grand Slam, Williams indicou que sua aposentadoria das quadras está próxima e pode ocorrer após sua participação no Aberto dos Estados Unidos, que começa no dia 29 de agosto.
A defensora deste título de Grand Slam será a própria Raducanu, que nesta terça-feira teve uma de suas melhores atuações desde sua surpreendente vitória em 2021 em Flushing Meadows apesar da pressão de jogar contra um de seus grandes ídolos do tênis.
— Fiquei nervosa do primeiro ao último ponto. Serena é perigosa e pode se recuperar em qualquer situação. Tive que manter o foco. Estou muito feliz por ter conseguido manter a compostura — reconheceu Raducanu depois do duelo.
Para Williams, vencedora em Cincinnati em 2014 e 2015, foi apenas a quarta partida de 2022, trajetória em que só conseguiu uma vitória contra a espanhola Nuria Parrizas na semana passada em Toronto.
Alguns tenistas fizeram questão de acompanhar a partida na quadra central, entre eles a japonesa Naomi Osaka, que lamentou um ponto de Raducanu no jogo e o búlgaro Grigor Dimitrov.
Depois de ser recebida por torcedores que aplaudiram de pé, Williams começou friamente a partida, cedendo o saque nas duas primeiras oportunidades e permitindo que Raducanu abrisse 4 a 1.
Embora depois a americana tenha compensado uma das duas quebras perdidas e diminuído para 4-3, a californiana continuou a emendar erros não forçados que tornaram mais fácil para Raducanu vencer o primeiro set em 39 minutos.
No segundo set, a britânica pisou no acelerador contra Williams que foi esmorecendo até jogar a toalha, já pensando na provável e emotiva despedida no US Open.
O próximo jogo de Emma Raducanu será diante da bielorrussa Victoria Azarenka, que precisou suar muito para bater a estoniana Kaia Kanepi por 6/3, 4/6 e 6/3.
Venus também perde na estreia
Mais cedo, sua irmã mais velha, Venus Williams, de 42 anos, também foi eliminada ao perder em dois sets para a tcheca Karolina Pliskova, por 7/5 e 6/1 em uma hora e 40 minutos de jogo na quadra central de Cincinnati.
Venus se despediu na primeira rodada nos três torneios que disputou em 2022, todos neste mês de agosto.
Na segunda rodada, Plisková, eliminada na semifinal de Toronto pela brasileira Bia Haddad Maia, na última semana, enfrentará a belga Elise Mertens, que aplicou um duplo 6/1 na cazaque Anhelina Kalinina.
* AFP