A temporada 2022 de Bia Haddad Maia segue sendo fantástica. Depois de ganhar dois torneios da série 250, um Challenger, ser finalista de duplas do Aberto da Austrália e vencer um WTA 500 e outro 25o de duplas, ela garantiu-se na final de um Masters, pela primeira vez na carreira, neste sábado (13). A vaga veio ao derrotar a tcheca Karolína Plisková, na semifinal do WTA 1000 de Toronto, por 2 a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (7), em jogo que teve 2h2min de duração.
Em uma semana em que já havia derrotado a polonesa Iga Swiatek, atual líder do ranking, a suíça Belinda Bencic, ouro em simples e prata nas duplas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e a canadense Leylah Fernandez, vice-campeã do Aberto dos Estados Unidos do ano passado, Bia fez um partida duríssima diante de Plisková, ex-número 1 do mundo.
No set inicial, a paulista começou muito agressiva na devolução de saque e, logo de cara, quebrou o saque da tcheca. O break se repetiria no quinto game e a canhota de 26 anos chegou a liderar em 5-1. Mas Plisková reagiu e passou a despejar golpes potentes até devolver uma quebra em 3-5 e, ao confirmar o serviço, pressionou a adversária. No entanto, Bia conseguiu suportar a pressão e fechar o set inicial em 6/4.
Karolína Plisková manteve a agressividade que impôs a partir da metade do primeiro set e iniciou o segundo confirmando o saque e quebrando a brasileira. Logo a seguir, abriu confortáveis 3-0 e chegou ao 5-2. Mas Bia manteve-se focada e tentando colocar a bola a todo ponto. O resultado foi um break point quando a tcheca sacava para empatar no nono game.
As duas jogadoras até tiveram chances de quebrar o serviço da rival, mas conseguiram se manter e a decisão do segundo set foi para o tie-break. Onde a brasileira teve 5-3 e 6-5, mas viu Plisková empatar e até liderar em 7-6. Porém, Bia confirmou os dois saques seguintes e, quando a tcheca cometeu uma dupla falta, garantiu a vitória.
Com o resultado, Bia já garantiu ao menos a 16ª posição no ranking mundial. Se for campeã, chegará ao 14º lugar. Já na corrida para o WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores jogadoras da temporada, a brasileira iniciou a semana na 20ª colocação e já tem vaga no top 10, podendo chegar ao sétimo lugar no ranking de 2022 em caso de título.
Na decisão, Bia Haddad Maia irá enfrentar a romena Simona Halep que, na primeira semifinal, superou a americana Jessica Pegula por 2/6, 6/3 e 6/4. Nos confrontos entre elas, a brasileira tem uma vitória contra duas da romena.