Bia Haddad segue fazendo história no tênis feminino. Depois de vencer a canadense Leylah Fernandez, vice-campeã do Aberto dos Estados Unidos e eliminar a número um do mundo, a polonesa Iga Swiatek, ela derrotou a suíça Belinda Bencic, 12ª do ranking, nesta sexta-feira (12). A vitória veio de virada, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/3, em 2h5min de jogo. Com isso, a brasileira está classificada para as semifinais do WTA 1000 de Toronto, no Canadá.
O resultado é inédito para uma jogadora brasileira em um torneio deste porte. Bia começou a partida nervosa e Bencic, campeã olímpica de simples e prata nas duplas nos Jogos de Tóquio, soube aproveitar as oportunidades para conseguir duas quebras de saque, no sexto e oitavo games, fechando a parcial em 6/2.
No segundo set, a paulista voltou mais solta e conseguiu um break point no terceiro game. A suíça bem que tentou pressionar o saque de Bia, mas ela se manteve firme. No nono game, quando Bencic sacava com 40-30, acabou cometendo duas duplas faltas e um erro de direito, cedendo o empate para a brasileira.
A vibração dos brasileiros presentes na quadra central passou a incomodar a suíça, que tem seis títulos no circuito e que foi campeã do juvenil em Roland Garros e Wimbledon, em 2013. No game inicial, ela quebrou o saque de Bia e gritou pedindo respeito aos torcedores. Logo depois, no intervalo do terceiro para o quarto jogo, reclamou com a árbitra de cadeira, a polonesa Katarzyna Radwan-Cho, e chegou a pedir alguma providência.
O momento de instabilidade pareceu ter afetado a adversária. Tanto que ela perdeu o serviço no quarto game, dando a oportunidade de a brasileira voltar para a partida.
O jogo seguiu com as duas jogadoras mantendo o saque. Até Bia conseguir outra quebra, no oitavo game, e abrir vantagem de 5-3. Logo depois, ela sacou e chegou a perder dois match points, mas conseguiu ter nova vantagem e fechar a partida com um ace, o terceiro no jogo. Com isso, garantiu presença na semifinal contra a vencedora do confronto entre a tcheca Karolína Plisková e a chinesa Zheng Qinwen, que jogam ainda nesta sexta.
Com a campanha em Toronto, Bia Haddad ingressou no top 20 do ranking mundial pela primeira vez na carreira. Se chegar à final somará 585 pontos, com possibilidade de 900 em caso de título, o que poderá levá-la até o 14º lugar.