A principal esperança do Brasil de conquistar uma medalha no Campeonato Mundial de Atletismo, em Eugene, nos Estados Unidos, Alison dos Santos garantiu neste domingo (17) uma vaga na final dos 400m com barreiras.
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio e invicto na temporada, Piu disputou a segunda série e venceu com extrema facilidade. Sem forçar e até se poupando nos metros finais, ele marcou 47s85, deixando o americano Trevor Bassitt em segundo com 48s17.
As semifinais foram divididas em três séries com os dois primeiros se classificando automaticamente para a final, além dos dois melhores tempos no geral.
Vice-campeão olímpico em Tóquio, o americano Rai Benjamin venceu a primeira prova com 48s44, seguido pelo bicampeão mundial júnior, o jamaicano Jaheel Hyde com 49s09. Na terceira classificatória, o norueguês Karsten Warholm, atual campeão olímpico e bicampeão mundial, foi o vencedor com 48s00. O francês Wilfried Happio, com 48s14, terminou na segunda colocação.
No geral, Alison dos Santos ficou com a melhor marca das semifinais e o americano Khallifah Rosser (48s34) e o estoniano Rasmus Magi (48s40) se classificaram por tempo.
Brasileiros são eliminados nas semifinais dos 110m com barreiras
Uma das apostas do Brasil neste Mundial, Rafael Pereira não fez uma boa semifinal dos 110m com barreiras. Logo na primeira série, ele esbarrou em dos obstáculos e acabou se atrasando. Mesmo que tenha tentado um sprint no final, os 13s46 o deixaram na quarta posição e fora da decisão.
Outro brasileiro, Eduardo de Deus participou da segunda semifinal e a exemplo de Rafael também tropeçou em uma das barreiras e acabou na oitava posição com 13s62. O americano Grant Holloway, com 13s01, foi o melhor das três eliminatórias.
Nos 400m rasos feminino, Tabata Vitório conseguiu um lugar nas semifinais. Sexta colocada na segunda série eliminatória, com 52s17, ela acabou se classificando por tempo. A americana Stephenie Ann McPherson foi a melhor com 50s15. Outra brasileira na disputa, Tiffani Marinho fez 52s80 e acabou eliminada.