O Barcelona acertou a contratação de Raphinha, segundo o "Mundo Deportivo". O atacante da Seleção Brasileira irá assinar contrato até 2027, e o Leeds pode receber até 65 milhões de euros (R$ 354 milhões) pela negociação.
Há algumas semanas, o atacante havia entrado em acordo com o clube catalão. No entanto, o jogador estava pendente da realização de uma proposta oficial da equipe espanhola para o time inglês.
Embora tenha tido discussões internas sobre a necessidade da contratação do brasileiro, uma vez que a renovação de contrato de Dembélé estava muito próxima, os dirigentes decidiram apostar no ponta canhoto.
Nos próximos dias, o gaúcho Raphinha, criado na Restinga, irá passar pelos exames médicos e deve viajar para os Estados Unidos, onde se juntará com seus novos companheiros.
Raphael Dias Belloli, 25 anos, começou a jogar no projeto social intitulado Udinese Futebol Clube, no bairro do extremo sul da Capital. Dali, tentou a sorte no Grêmio, tentando seguir os passos de seu grande ídolo Ronaldinho, mas também no Inter, clube do coração de seu pai, que é músico de uma banda de pagode. Foi reprovado em ambos.
Foi indicado ao Porto Alegre, clube da família Assis Moreira. Passou o primeiro ano só treinando. No segundo, o clube fechou a base. A partir daí, rodou pela várzea: Sport Sul, da Zona Sul, Academia do Morro, da Vila Maria da Conceição, e E.C 2014, de Viamão. Visto por um agente, foi parar no Audax, de São Paulo, até o seu fechamento ao final daquela temporada. Acabaria no Imbituba, de Santa Catarina. Foi quando despertou o interesse do Avaí.
Em Florianópolis, chegou a ser relacionado pelo técnico Gilson Kleina para uma partida pelo Brasileirão de 2015, mas permaneceu no banco de reservas. Quando desceu para disputar competições de base, chamou a atenção de Deco, que decidiu agenciá-lo. Pelas mãos do ex-meia, foi levado para Portugal, onde defendeu o Vitória de Guimarães. Dali, saltou para o Sporting Lisboa, então comandado por Jorge Jesus.
A ascensão em terras lusitanas ganhou maiores proporções com o título da Liga 2018-2019, culminando no interesse do Rennes. Foi somente uma temporada na França, quando acabou contratado pelo Leeds United, a pedido do técnico argentino Marcelo Bielsa, em uma transação avaliada em 17 milhões de libras (R$ 123 milhões pela cotação da época).