Número 52 do ranking mundial de duplas, o gaúcho Rafael Matos está nas quartas de final de Roland Garros. Neste domingo (29), ao lado do espanhol David Vega Hernàndez, ele venceu o duelo contra os belgas Sander Gillé e Joran Vliegen por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 7/6 (10-6), em 2h15 de partida.
A campanha da dupla é excepcional até aqui. Na estreia, eles venceram o mexicano Santiago González e o argentino Andrés Molteni, cabeças de chave número 13. Nas segunda rodada, a vitória foi conquistada sobre o polonês Lukasz Kubot e o francês Edouard Roger-Vasselin.
Em 2022, Matos e Vega Hernández foram campeões do ATP 250 de Marrakech (Marrocos) e do Challenger de Bordeaux (França), além de chegarem às finais do ATP 250 de Munique e do Challenger de Madrid. O gaúcho de 26 anos, que treina na ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), ainda foi campeão do ATP 250 de Santiago com o paulista Fernando Meligeni.
Nas quartas de final, a parceria do brasileiro e do espanhol enfrentará os cabeças de chave 12, o holandês Jean-Julien Rojer e o salvadorenho Marcelo Arevalo, que venceram o alemão Tim Puetz e o neozelandês Michael Venus, oitavos pré-classificados, com parciais de 6/4, 2/6 e 6/1.
A campanha até o momento já renderá um inédito ingresso no Top 50 do ranking de duplas da ATP para Rafael Matos, que em 2014 foi vice-campeão júnior de duplas do Aberto dos Estados Unidos ao lado do mineiro João Menezes.