O saldo foi positivo para os tenistas brasileiros em Roland Garros nesta quinta-feira (26). Bia Haddad Maia venceu duas partidas e avançou tanto na chave de duplas femininas quanto nas mistas, ao lado de Bruno Soares. Rafael Matos também avançou, enquanto Marcelo Melo se despediu de Paris.
A dupla formada por Bia e pela cazaque Anna Danilina iniciou sua trajetória com uma vitória de virada sobre as japonesas Eri Hozumi e Makoto Ninomiya, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/4. Bia e Danilina vêm de grande campanha no Aberto da Austrália, quando foram vice-campeãs, no melhor resultado da brasileira num torneio de Grand Slam.
Nas oitavas de final, Bia e Danilina vão enfrentar a experiente australiana Samantha Stosur e a taiwanesa Latisha Chan.
Nas duplas mistas, Bia jogou ao lado do mineiro Bruno Soares. E a parceria nacional levou a melhor sobre a chinesa Shuai Zhang e o francês Nicolas Mahut por 2 a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 10/8 (match tie-break). Zhang e Mahut eram os cabeças de chave número 1 da competição. Com a vitória, Bia e Soares avançaram às oitava de final, quando vão enfrentar a indiana Sania Mirza e o croata Ivan Dodig.
Nas duplas masculinas, o gaúcho Rafael Matos e o espanhol David Vega Hernández fizeram grande jogo e eliminaram dois rivais muito experientes no circuito, o polonês Lukasz Kubot e o francês Edouard Roger-Vasselin por 2 a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/0.
—Muito feliz com a vaga nas oitavas em Roland Garros, era um primeiro objetivo que havia traçado com o David. hoje tivemos um pouco de altos e baixos, eu oscilei em questão de energia e intensidade no fim do primeiro set, David me bancou, me ajudou para voltar. No segundo comecei bem e no fim ele abaixou. Perdemos um 4/5 num game duro de saque dele. Importante começar bem no terceiro, abrimos vantagem de duas quebras com 3 a 0. Foi importante que mesmo oscilando nós nos apoiamos e voltamos com tudo no terceiro set — comentou o número 52 do ranking mundial de duplas.
Nas mista, Matos e a ucraniana Lyudmyla Kichenok estrearam vencendo a experiente parceria formada pela norte-americana Bernarda Pera e o croata Mate Pavic, cabeças 7, por 0/6, 6/1 e 10-4 e garantiram presença nas oitavas de final diante dos australianos Samantha Stosur e Matthew Ebden.
Matos vem de dois títulos e um vice-campeonato em nível ATP na temporada. Embalado e confiante, o brasileiro aguarda agora a definição da dupla rival para as oitavas de final. A parceria adversária vai sair do duelo entre os australianos Luke Saville e Jordan Thompson e os belgas Sander Gille e Joran Vliegen.
Já o mineiro Marcelo Melo e o argentino Maximo Gonzalez caíram logo na segunda rodada. Eles foram batidos pelo americano Maxime Cressy e pelo espanhol Feliciano López por duplo 6/4. Brasileiro e argentino, que vinham do vice-campeonato em Lyon, na semana passada, figuravam como cabeças número 15.
Favoritos brilham nas simples
Candidato ao título, o russo Daniil Medvedev venceu com tranquilidade nesta quinta, o sérvio Laslo Djere por 6/3, 6/4 e 6/3 e avançou à terceira rodada. O tenista da Rússia, número dois do mundo, terá como próximo adversário outro tenista da Sérvia, Miomir Kecmanovic (28º cabeça de chave), que eliminou o cazaque Alexander Bublik por 4/6, 7/5, 6/2 e 6/1.
Entre os demais cabeças de chave, o norueguês Casper Ruud (8º) e o polonês Hubert Hurkacz (12º) alcançaram a terceira rodada. Depois de aposentar o francês Jo-Wilfried Tsonga, Ruud bateu o finlandês Emil Ruusuvuori em sets diretos, parciais de 6/3, 6/4 e 6/2 e agora enfrentará o italiano Lorenzo Sonego, 32º, que passou pelo português João Sousa por 7/(4), 6/3 e 6/4. Hurkacz não teve dificuldade para ganhar do italiano Marco Cecchinato por 3 a 0 (6/1, 6/4 e 6/2).
Já o americano Frances Tiafoe (24º) e o georgiano Nikoloz Basilashvili (22º) se despediram da chave de simples. Tiafo caiu para o experiente belga David Goffin por 3 a 1, de virada, 3/6, 7/6 (1)6/2 e 6/4. Já Basilashvili levou 6/3, 5/1 e 6/4 do norte-americano Mackenzie McDonald.
Swiatek ganha a 30ª seguida
No feminino, Iga Swiatek fez uma apresentação de gala nesta quinta. A número 1 do mundo arrasou a americana Alison Riske com direito a um "pneu": 6/0 e 6/2, em apenas 1h01min. A polonesa chegou a vencer nove games seguidos, tendo perdido o primeiro na partida somente no quarto game do segundo set.
Campeã em 2020, Swiatek atingiu a marca de 30 vitórias consecutivas no circuito, dominando com tranquilidade a atual temporada, cada vez mais candidata ao segundo título em Roland Garros. Na terceira rodada, ela vai enfrentar a montenegrina Danka Kovinic, atual 95ª do mundo, que derrotou a eslovaca Anna Karolína Schmiedlov por 2 a 0 (6/3 e 7/5).
A espanhola Paula Badosa (3ª) também se garantiu na terceira rodada, após três sets diante da eslovena Kaja Juvan, parciais de 7/5, 3/6 e 6/2. Agora ela terá pela frente a russa Veronika Kudermetova (29ª), que bateu a sérvia Aleksandra Krunić com um duplo 6/3.
Já norte-americana Jessica Pegula (11ª) passou pela ucraniana Anhelina Kalinina por 6/1, 5/7 e 6/4 e agora terá como rival a eslovena Tamara Zidansek (24ª), que sequer precisou entrar em quadra devido a desistência da egípcia Mayar Sherif.
A cazaque Elena Rybakina (16ª) não encontrou dificuldades diante da norte-americana Katie Volynets e fez 6/4 e 6/0. Na terceira rodada, ela terá outra jogadora dos Estados Unidos como rival, Madison Keys (22ª) que venceu a francesa Caroline Garcia por 6/4 e 7/6 (3).
Quem também avançou foi a russa Daria Kasatkina (20ª), que marcou tranquilos 5/0 e 6/3 na qualifier mexicana Fernanda Contreras Gómez. Agora, ela enfrentará a norte-americana Shelby Rogers, que surpreendeu a compatriota Danielle Collins (9ª) por 6/4 e 6/3.
Número 28 na lista de favoritas, a italiana Camila Giorgi (28ª) venceu a russa naturalizada cazaque Yulia Putintseva por 6/3 e 7/5 e agora desafiará a bielorrussa Aryna Sabalenka (7ª) , que despachou a norte-americana Madison Brengle por 6/1 e 6/3.
Experiente, a tcheca Karolina Pliskova (8ª) foi surpreendida pela convidada francesa Léolia Jeanjean, 227 do ranking, que venceu por duplo 6/2 e agora enfrentará a romena Irina-Camelia Begu, que também eliminou uma cabeça de chave, a russa Ekaterina Alexandrova (30ª) por 6/7 (3), 6/3 e 6/4.