O tenista gaúcho Rafael Matos, que treina na ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), estreou com ótima vitória nesta terça-feira (24) na chave de duplas em Roland Garros, um dos quatro Grand Slams do ano, disputado no saibro de Paris, na França.
Número 52 do ranking mundial de duplas, ele forma parceria com o espanhol David Vega Hernàndez. Juntos, eles derrotaram o mexicano Santiago González e o argentino Andrés Molteni, cabeças de chave número 13, por 6/2 6/3 e enfrentam na segunda rodada os vencedores do jogo entre o finlandês Emil Ruusuvuori e o norte-americano Denis Kudla contra o polonês Lukasz Kubot e o francês Edouard Roger-Vasselin.
— Começamos bem concentrados , com vontade grande de ganhar, foi fluindo, dando tudo certo, aproveitamos para seguir nessa energia. O placar talvez inesperado pois era uma grande dupla , vinha de sequência muito boa, mas fizemos bem nossa parte. Não enfrentaremos duplas cabeça de chave na próxima rodada, mas Roland Garros não tem jogo fácil , o nível é muito bom. Vamos jogo a jogo — disse o canhoto de 26 anos, que em 2014 foi vice-campeão júnior de duplas do Aberto dos Estados Unidos ao lado do mineiro João Menezes.
Marcelo Melo vence e Felipe Meligeni perde na estreia
Quem também passou de fase na chave de duplas foi o experiente Marcelo Melo. O tenista de 38 anos e o argentino Maximo Gonzalez, que são os cabeças de chave número 15, derrotaram o esloveno Aljaz Bedene e o sérvio Filip Krajinovic por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, em 1h10min de jogo.
Na segunda rodada, o mineiro e o argentino enfrentarão o norte-americano Maxime Cressy e o espanhol Feliciano Lopez, que ganharam do tcheco Roman Jebavy e do sérvio Matej Sabanov por 2 a 1, parciais de 4/6, 6/3 e 6/4.
— O jogo hoje foi muito bom. Começamos bem desde os primeiros games, aproveitando bem o ritmo de Lyon, das vitórias que tivemos lá. Conseguimos aproveitar basicamente todas as chances de quebra. Um jogo muito sólido para uma estreia em um Grand Slam, que normalmente é mais complicada. Então ficamos realmente muito felizes e é continuar assim em busca das próximas vitórias — afirmou Melo que faz sua 16ª participação consecutiva em Roland Garros, torneio em que foi campeão na edição 2015, ao lado do croata Ivan Dodig
Quem não teve a mesma sorte foi Felipe Meligeni. O paulista atual 78° colocado no ranking de duplas e o argentino Sebastián Baez foram superado pelo cazaque Andrey Golubev e o francês Fabrice Martin em sets diretos, com o placar final de 7/5 e 6/3.