A nona vitória da Seleção Brasileira em nove jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 veio nesta quinta-feira (7), sobre a lanterna da tabela, a Venezuela, por 3 a 1, em Caracas. O resultado foi construído com insistência, e os dois gols da virada aconteceram apenas nos 10 minutos finais do segundo tempo. O técnico Tite admitiu a dificuldade encontrada no primeiro tempo da partida, quando a Seleção saiu atrás no placar.
— No intervalo, eu coloquei para eles: quando uma equipe não está bem, é sempre o conjunto. Eu falei: "Vocês precisam melhorar o desempenho individual de vocês". A estrutura e equilíbrio são minhas (responsabilidades). Mas vamos elevar o nível técnico e vamos ter essas peças importantes que entraram. A Venezuela teve gol, terminou melhor o primeiro tempo. Tivemos um segundo tempo de alto nível, com entradas de peças que nos deram não só os gols, mas o desempenho para ter a vitória — comentou o treinador, em entrevista coletiva gravada pela CBF após a vitória.
O gaúcho de Porto Alegre Raphinha fez sua estreia e mudou a história do jogo. Foi dele o cruzamento para o primeiro gol brasileiro na noite. O treinador falou sobre as estreias e experiências feitas em Caracas e alertou que isso se tornará cada vez mais frequente, ainda mais com a diferença de pontos já aberta pelo Brasil na liderança das Eliminatórias.
— Esses momentos servem pra colocar na arena. Coloca na arena para jogar. Eu estava falando com o Juninho antes, é isso que estamos fazendo. Nossa campanha tem alguns desses momentos. Esses jovens, vamos dando condições de colocá-los para jogar e ver suas próprias reações nos jogos — observou.
Tite usou a partida para experimentar na escalação montando dupla inédita de Gabigol e Gabriel Jesus na equipe principal, reeditando a parceria das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, quando a seleção olímpica conquistou o ouro pela primeira vez.
Marquinhos, zagueiro e um dos líderes do grupo, foi quem balançou as redes pela primeira vez, empatando o jogo de cabeça.
O próximo compromisso da pentacampeã está marcado para o domingo, contra a Colômbia, em Barranquilla. Depois, na quinta, o Brasil recebe o Uruguai na Arena Amazônia, em Manaus.