A campanha impecável, em termos de resultados, da Seleção Brasileira deixa o time cada vez mais próximo da confirmação oficial em mais uma Copa do Mundo. Pela projeção, a meta já foi atingida com mais uma vitória do Brasil nas Eliminatórias, desta vez sobre a Venezuela em Caracas.
O Brasil chegou a 27 pontos na tabela de classificação, faltando nove rodadas para encerrar as Eliminatórias, contando também o jogo suspenso diante da Argentina. Na projeção matemática, levando em conta os desempenhos atuais das seleções, esta marca já é suficiente para terminar, no mínimo, em quarto lugar.
A diferença do Brasil, líder das Eliminatórias, para a Colômbia, quinta colocada (hoje com uma vaga para a repescagem), é de 13 pontos. Coincidentemente as seleções vão se enfrentar no domingo (10), em Barranquilla. Pois a seleção colombiana curiosamente foi a quarta colocada nas Eliminatórias passadas, somando justamente 27 pontos ao final do torneio.
Na matemática, somente uma combinação improvável faria o Brasil ficar fora da Copa do Mundo. Mesmo assim, faltam detalhes para a Fifa divulgar a Seleção Brasileira como uma participante confirmada no Catar em 2022.
Pontuação do 4º colocado nas Eliminatórias de pontos corridos:
- 2018: Colômbia - 27 pontos
- 2014: Equador - 25 pontos*
- 2010: Argentina - 28 pontos
- 2006: Paraguai - 28 pontos
- 2002: Paraguai - 30 pontos
- 1998: Chile - 25 pontos**
*Brasil não disputou por ser sede
*Brasil não disputou por ser o atual campeão mundial