Medalhista olímpica de ouro no salto em Tóquio, Rebeca Andrade se tornou, neste sábado (23) também campeã mundial na modalidade. A atleta brasileira venceu com sobras a prova no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em Kitakyushu, no Japão. O ouro foi a primeira medalha da ginasta, de 22 anos, em mundiais. Cerca de duas horas depois, ela voltou ao pódio com uma prata nas barras assimétricas. Foi a primeira vez que um ginasta do Brasil conseguiu duas medalhas em um único mundial.
No salto, Rebeca ficou com uma média de 14,966 pontos. Assim, a brasileira teve quase um ponto de vantagem da segunda colocada, a italiana Asia D'Amato, com 14,083. A russa Angelina Melnikova completou o pódio, com 13,966.
Confira o saltos:
Nas barras assimétricas, Rebeca cometeu um erro em sua apresentação na final e recebeu 14,633, ficando com a medalha de prata. O ouro foi para a chinesa Xiaoyuan Wei, que pontuou 14,733. O bronze foi para a outra chinesa, Rui Luo. Foi a primeira medalha do Brasil no aparelho em Mundiais ou Olimpíadas.
Por opção dela e da Confederação Brasileira de Ginástica antes da competição, Rebeca não se apresentou no solo. No domingo, a ginasta disputa, ainda, a final na trave, podendo levar mais uma medalha para casa.