Depois da Copa do Brasil sub-20, do Brasileirão sub-17 e dos Aspirantes, mais uma competição de base começa para a dupla Gre-Nal neste final de semana. Em busca do primeiro título do Brasileirão sub-20, Grêmio e Inter dão pontapé a uma dos campeonatos mais importantes no cenário nacional.
O primeiro dos gaúchos a entrar em campo é o Colorado, que duela com o Corinthians, em São Paulo, neste sábado, às 15h. O Tricolor duela com o Botafogo, no domingo, no mesmo horário, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
O campeonato tem um turno de pontos corridos, onde todos jogam contra todos. Os oito melhores se classificam para as quartas de final. A partir desta fase, é mata-mata, com um jogo com mando de cada clube, até a final.
Embalado pela Copa do Brasil
Essa será a segunda competição da temporada para o Inter. Nos últimos meses, o Colorado disputou a Copa do Brasil da categoria e, por muito pouco, não trouxe a taça inédita para Porto Alegre. Com alguns remanescentes do ano passado, o time treinado por Fábio Matias chegou até a semifinal, mas foi eliminado pelo Coritiba, que acabaria se sagrando campeão.
No Brasileirão do ano passado, a equipe foi eliminada ainda na primeira fase, acabando na 10ª colocação. Para a estreia nesta temporada, Matias espera um confronto duro contra os paulistas que pararam na semifinal na última disputa:
— Vamos enfrentar uma equipe tradicional e das mais fortes em termos de formação e desenvolvimento no cenário de base. O jogo por ser fora de casa se torna mais difícil, pois é uma equipe que tem mudanças em relação ao time que enfrentamos ano passado, mas que sempre vem forte pela qualidade, perfil de trabalho e as condições que o Corinthians oferece.
Sem a categoria intermediária entre a base e o profissional, o sub-20 colorado acaba sendo a última etapa de formação do jogador para chegar ao time principal. Do ano passado, jogadores como Lucas Ramos e Leonardo Borges subiram em 2021. A ideia é que a equipe siga revelando atletas.
— Queremos jogar de forma propositiva, que agrade a nós e ao torcedor que assiste aos nossos jogos. E que assim se consiga ter bons resultados e um bom futebol para aparecer outros jogadores e novos talentos que vêm tendo visibilidade na transição do sub-20 para o profissional do Internacional — finalizou Matias.
Artilheiro do Inter e da Copa do Brasil sub-20, um dos destaques do time comandado pelo treinador campeão da Copa São Paulo de 2020 é o atacante Matheus Cadorini. Aos 18 anos, ele é considerado internamento um 9 mais fixo, até por sua altura (1m92cm), mas sem ser um jogador lento.
Mudanças no Tricolor
Com um elenco bem diferente do ano passado, o Grêmio pretende chegar mais longe na competição do que em 2020, quando foi eliminado nas quartas de final para o Corinthians. O time comandado por César Lopes vive uma realidade distinta da do Inter.
Como o Tricolor tem o time de transição, muitos dos jogadores que participaram da campanha do ano passado já subiram ou para serem treinados por Thiago Gomes ou para o elenco profissional, caso de Ricardinho, artilheiro gremista no Brasileirão da temporada passada. Apesar disso, a equipe conseguiu treinar por um período grande (desde março) e fez amistosos.
— Preparação foi muito boa, tivemos um bom tempo de trabalho, nos apresentamos em março. No começo, ainda tivemos algumas restrições de treinamentos, mas fizemos alguns amistosos, obtendo bons desempenhos. Estamos confiantes para a sequência do campeonato. Esperamos realizar uma grande competição e manter o trabalho que o Grêmio vem desenvolvendo na promoção de atletas — explica Lopes.
Um dos remanescentes do time do ano passado é o atacante Leonardo Fenga. Aos 19 anos, ele esteve próximo de ser emprestado para o São Luiz para a disputa do Gauchão, mas acabou permanecendo em Porto Alegre. Internamente, é considerado um atacante com técnica apurada e boa leitura. A principal característica dele é o poder de finalização, de perto e de dentro da área.