A Conmebol anunciou na manhã desta segunda-feira (31) que o Brasil será a nova sede da Copa América de 2021. Após a desistência da Argentina e da Colômbia em receber o torneio de seleções, a entidade optou, em reunião de emergência, por escolher o país para receber a competição.
Segundo o ge.globo, a possibilidade de o Brasil organizar o campeonato era descartada pela Conmebol e pela CBF. No entanto, no encontro desta segunda foram citados estádios que não vêm sendo utilizados com frequência, casos do Mané Garrincha, em Brasília, da Arena da Amazônia, da Arena Pernambuco e da Arena das Dunas, em Natal.
Conforme a publicação, um grupo deve atuar em Manaus e Brasília e o outro nas duas cidades do nordeste brasileiro. Teria pesado também a favor do Brasil o fato do país ter sediado a Copa América de 2019, além de ter uma boa estrutura para receber as seleções nacionais — estádios e centros de treinamento.
Outros países haviam manifestado suas intenções para sediarem a competição. Após a desistência dos colombianos, em virtude dos protestos populares no país, Equador e Venezuela haviam enviado propostas oficiais para a Conmebol para receberem os jogos. O Chile, informalmente, havia surgido como candidato para dividir o torneio com a Argentina. Os argentinos desistiram de sediar a competição devido a situação que o país passa relacionada a covid-19.