O prefeito Sebastião Melo afirmou que tentará trazer jogos da Copa América para Porto Alegre na edição de 2021 da competição. O movimento de Melo ocorre após a Conmebol ter anunciado o Brasil como sede na manhã desta segunda-feira (31), após a Argentina e Colômbia terem desistido de sediar o torneio devido à pandemia de coronavírus e a conflitos sociais.
— Já estou entrando em campo, com toda a força e toda a responsabilidade. Porto Alegre é a capital do Mercosul, e nada melhor que seja aqui. Temos estrutura para isso e tradição — afirmou o prefeito.
A iniciativa de Melo ocorre em momento de crescimento dos números da pandemia em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Apesar disso, o prefeito tem mantido o discurso de campanha de manter as atividades abertas, com observação de protocolos de segurança.
A Conmebol prometeu oficializar as sedes da competição nas próximas horas desta segunda. Estados como Pernambuco, Amazonas e Rio Grande do Norte foram ventilados para receber a competição.
Segundo o ge.globo, teria pesado também a favor do Brasil o fato do país ter sediado a Copa América de 2019, além de ter uma boa estrutura para receber as seleções nacionais — estádios e centros de treinamento.