A Copa América 2021 sofreu mais uma alteração às vésperas do seu início, marcado para o próximo dia 13 de junho, na Argentina. A Conmebol anunciou, nesta sexta-feira (28), que cada seleção poderá levar 28 atletas para a competição, selecionados a partir de uma lista de 60 pré-convocados. O regulamento inicial permitia 23 convocados de 50 listados.
A nominata deve ser submetida por cada federação nacional até a terça-feira (1º). Mesmo com a ampliação que visa evitar desfalques em massa por surtos de covid-19, a delegação de cada jogo ainda será composta por 11 titulares e 12 reservas, totalizando 23 atletas.
“A CONMEBOL faz estas determinações a pedido de algumas Associações Membro e com base em uma análise exaustiva em relação ao contexto atual da pandemia e seu impacto sobre a convocação de jogadores. Outrossim, para que as seleções possam apresentar suas melhores equipes na competição”, argumentou a entidade, no comunicado divulgado nesta sexta.
Apesar do avanço da vacinação em todo o mundo, a América do Sul passa por momento de nova elevação dos índices de contágio. A Argentina, país-sede, suspendeu partidas do futebol nacional mas mantém sua posição de receber as competições continentais.