Dias depois de tirar parte da Copa América da Colômbia e informar que a competição seria disputada integralmente na Argentina, a Conmebol suspendeu a realização da competição no país argentino. Em comunicado na noite deste domingo (30), a entidade afirmou que procura um novo país para organizar a disputa.
"A Conmebol informa que, em atenção às circunstâncias presentes, resolveu suspender a organização da Copa América na Argentina. A Conmebol analisa a oferta de outros países que mostraram interesse em abrigar o torneio continental. Em breve, se anunciarão novidades neste sentido", diz a nota da Conmebol, divulgada no Twitter da entidade.
Os motivos de cada país são diferentes. Na Colômbia, há tensões sociais e protestos em sequência que impedem a realização dos jogos. Na Argentina, o governo local tornou mais rígidas as regras para combater o avanço do coronavírus.
Segundo jornais sul-americanos, o Chile é visto como uma potencial nova sede. O torneio está marcado para começar no dia 11 de junho — a final será em 10 de julho. Paraguai e Estados Unidos também são tidos como alternativas.