O governo de Pernambuco emitiu nota afirmando que a Arena do estado não será sede da Copa América 2021. Após reunião emergencial, a Conmebol anunciou nesta segunda-feira (31) que o Brasil irá receber a competição entre seleções. O país assume os lugares de Argentina e Colômbia que desistiram de sediar o torneio.
No comunicado, o governo alega que o atual cenário epidemiológico relacionado a covid-19 não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco. Atualmente, o estado totaliza 481.070 casos da doença e 15.807 mortes provocadas pela infecção. No último domingo, o estado registrou 2.168 infectados pelo novo coronavírus e 65 óbitos causados pela doença.
As sedes da Copa América ainda não foram divulgadas pela Conmebol, mas isso deve ocorrer em breve, conforme a entidade sul-americana. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, disse que tentará trazer jogos para a capital do Rio Grande do Sul.
Confira a nota do governo de Pernambuco
O Governo de Pernambuco monitora, de forma permanente, por meio do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os indicadores da doença no Estado. Nas últimas semanas, foi identificada uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região Metropolitana.
Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco.